No palco, um espetáculo sobre a coragem de rir. Há 15 anos, Andrea Macera e Esio Magalhães, grandes nomes do teatro nacional, se uniram para dar vida a Mafalda Mafalda e Zabobrim. Juntos, os dois palhaços se utilizam de Shakespeare, da vida e da morte para abordar a seriedade da rotina através da comédia e da magia do palhaço. A Julieta e o Romeu, produção do Barracão Teatro, é o primeiro espetáculo que o palco do Teatro do Sesc vai receber durante a IV Mostra Sesc de Teatro, nesta quinta-feira, às 20h.
A classificação etária – que é de 12 anos – e o colorido da maquiagem do palhaço podem até fazer parecer que A Julieta e o Romeu é apenas mais um espetáculo infantil. Não é. Sob a direção de Naomi Silman, a peça está há 15 anos rodando o Brasil, já foi apresentada nos grandes centros e é uma espécie de homenagem ao trabalho do palhaço. A comédia de clown conta a história da renomada atriz Mafalda Mafalda e seu estagiário Zabobrim. Os dois são palhaços atrapalhados que tentam realizar o sonho de apresentar uma grande cena de amor de William Shakespeare.
Nessa busca incessante pelo sucesso de representar Shakespeare, a graça se esconde e é em cada tentativa frustrada que ela aparece. “Mafalda é quem gosta de Shakespeare e Zabobrim não consegue interpretar nada. A comicidade acaba acontecendo nesse processo de tentativa e erro. Por trás disso a gente vê a relação do casal, que se gostam e ao mesmo tempo se odeiam, não conseguem ficar separados”, comenta Andreia, que dá vida à Mafalda, representante do palhaço branco – o chato, mandão e sério. Ao lado de Andreia, Esio Magalhães dá vida ao já característico Zabobrim, representante mais fiel do palhaço augusto – totalmente atrapalhado e bobo.
A dupla, ao que parece, funciona muito bem e a busca por interpretar personagens tradicionais de Shakespeare como Julieta, Otelo, Macbeth, Romeu, Desdêmona e o fantasma de Hamlet é uma intensa interação com o público que prestigia uma peça que segue seu roteiro original, de 2007. “Palhaço é que nem perfume, quanto mais antigo, melhor. Quanto mais velho fica o palhaço, melhor e mais eficiente no riso”, opina Andreia. Quanto à relação com Esio, ela é só elogios: “É maravilhoso ter uma parceria de tantos anos. Temos outros espetáculos que somos parceiros. Temos uma ótima relação e desenvolvemos muito trabalho artístico que sobrevive por causa da nossa relação”.
De um encontro de duas mentes que respiram arte em cada instante, nasce um espetáculo que transborda de magia ao retratar duas personalidades contraditórias e extremas e que, ainda, assim, são capazes de despertar o riso na face de quem as conhece. A Julieta e o Romeu será apresentado esta noite, no Teatro do Sesc. Ingressos podem ser adquiridos no local. E a Mostra de Teatro segue sua programação até o sábado, 27. A programação completa você pode conferir no site do Jornal O Nacional.
A Julieta e o Romeu
25 de setembro, 20h
Teatro do Sesc