Quatro velhinhos, contadores de estórias, se encontram a serviço do Sr. Milkshakespeare. Os quatro usam dos objetos ao seu redor para contar uma estória que fala dos encontros e desencontros de dois casais. Com essa premissa é que a IV Mostra Sesc de Teatro recebe no palco o espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão, da Cia do Abração, que acontece dentro do Projeto Shakespeare para todas as idades. A peça será apresentada hoje, no Teatro do Sesc, em dois horários: às 15h e às 20h.
A ideia de trabalhar com manipulação de objetos para contar uma estória, parte do princípio que é assim que, naturalmente, a criança naturalmente planeja e constrói o seu próprio imaginário, o seu lúdico e o seu “faz de conta”. E, por isso, os personagens do espetáculo são representados por objetos do cotidiano: um par de sapatos altos, uma gravata borboleta, uma meia, uma carteira. A proposta, aqui, é delicadeza, descoberta e oferecimento. Delicadeza pela forma com que se trata as descobertas da obra de Shakespeare e com que se oferece cada pedaço dela ao público.
Nesta versão, os reis da floresta brigam, não pelo seu pajem, mas pela posse do Livro dos Sonhos que, segundo a visão da Cia do abração, pertence a todos. A busca é por mostrar que quando a natureza entra em desarmonia, todos brigam e se desarmonizam também. Além disso, a peça faz uma reflexão sobre a infância e a velhice e coloca as duas fases da vida lado a lado para questionar o que, de fato, caracteriza alguém como velho ou jovem.
Sonho de Uma Noite de Verão é um teatro para crianças de todas as idades que não menospreza a inteligência do público, mas que busca, em cada nova cena, apresentar um pouco de vida através da arte. A linguagem é simples, criativa e poética. O cenário, que é composto inicialmente por pequenos armários com gavetas, se transforma em um bosque e parece seguir o imaginário do público que vê, na verdade, não aquilo que de fato está em cena, mas além. Tudo contribui para que tanto companhia quanto espetáculo sejam responsáveis por apresentar, aos pequenos espectadores, um primeiro contato com a boa literatura ou, a quem já a conhece, um reencontro cheio de significados.
Sonho de Uma Noite de Verão
26 de setembro, 15h e 20h
Teatro do Sesc