Em novembro de 1986, ela surgiu tímida. Alguns livros, poucas prateleiras, umas duas ou três conversas. De lá pra cá, apenas uma coisa continua imutável: o seu destino sempre foi estar junto à comunidade, na praça. Ora na Praça Marechal Floriano, ora na Praça da Matriz Nossa Senhora da Conceição, a Feira do Livro ganhou a cidade. Em 2014, a 28ª edição do evento traz a oportunidade de Passo Fundo se encontrar nas gerações que acompanham, ao longo do tempo, as páginas, as linhas e as palavras.
De 31 de outubro a 9 de novembro, a rua estará fechada, estrutura montada, público convidado. Pouco a pouco, a Feira do Livro foi desenhando um rosto e construindo uma identidade que, a cada nova edição, se concretiza um pouco mais. Carregado da essência da literatura, o evento proporcionará aos seus visitantes diferentes formas de manifestação da cultura: peças de teatro, sessões de autógrafos, sarau literário, contação de histórias, palestras, debates, apresentações artísticas, oficinas, exposições e mostras culturais - tudo isso de forma gratuita para a comunidade de Passo Fundo e região.
O tema de 2014, “A leitura através das gerações”, busca – de forma prática – possibilitar a interação de diferentes leituras, mas, também, de diferentes pessoas e cenários sociais. “Com esse pensamento retratamos a importância das experiências repassadas de geração para geração. Quanto mais frequente e natural se torna a disposição e o acesso dos livros às crianças, natural também se torna o ciclo que possibilitará que as experiências sejam transmitidas para as próximas gerações”, destaca a presidente da ALPF, Laura Santana Lunardi. A presidente comenta, também, a importância da valorização do livro e dos processos de leitura. “Para valorizar o ato de ler ou mesmo o livro, é preciso pensar no começo. Quem não lembra da avó ou dos pais contando histórias? Essas crianças vão seguindo esse caminho e formam outros leitores”, comenta.
Para auxiliar na busca pela compreensão e aprofundamento do tema, a Feira do Livro conta com a ajuda do jornalista, escritor, tradutor e professor Juremir Machado, escolhido como Patrono da 28ª edição do evento e, ainda, da professora e coordenadora das jornadas literárias, Dra. Tânia Mariza Rösing que recebe o título de Educadora Emérita. A biblioteca da ONG Agentes do Amor foi escolhida como a Amiga do Livro deste ano. Além deles, a lista de autores presentes na Feira do Livro conta com Gladis Pedersen de Oliveira, Sérgio Nap, Danilo André, Paula Taitelbaum, Felipe Colbert, Caio Riter, Irlei Wiesel e Rossevelt. Escritores da Academia Passo-fundense de Letras, do Projeto Passo Fundo, além de autores locais e regionais também marcarão presença. Ao lado deles, as livrarias Delta, Diocesana, Dalzotto, Nobel da General Osório, o Sebo Café, a livraria Espírita Antonina Xavier e Seicho No Ie estarão recheadas de livros para todas as idades e gostos, com preços acessíveis e muitas promoções.
Promovida pela Associação dos Livreiros de Passo Fundo, com o apoio da Prefeitura Municipal, a Feira do Livro irá reunir, no mesmo espaço, diferentes gerações para coloca-las frente aos livros. A programação oficial será divulgada nos próximos dias e poderá ser conferida nas páginas do Segundo Caderno. De 31 de outubro a 9 de novembro a cidade recebe o corredor de livros, a tradição se instala na Praça Marechal Floriano e a literatura ganha a cidade.