Insistência, perseverança, entrega. Essas são algumas das qualidades analisadas pela Feira do Livro ao escolher alguma entidade para chamar de amiga. Há aquelas que fazem o bem através da doação. Há aquelas que fazem o bem dentro da sala de aula. Há aquelas que fazem o bem pelas ruas. Todas, porém, estimulam a literatura de alguma forma. Em 2014, a 28ª edição do evento volta seus olhos para ONG Agentes do Amor Divino que, desde maio desse ano, conta com um espaço reformulado e abriga, agora, crianças com sede de leitura.
Fundada em janeiro de 2011, a ONG Agentes do Amor Divino surgiu da iniciativa do professor Milton Serpa Menezes. Ao abdicar de toda a carreira acadêmica e de uma vida profissional, Milton contou com a ajuda de mais de 30 pessoas para que a organização tomasse forma e, em janeiro de 2012, finalmente começasse a atuar junto à comunidades carentes. Hoje, quase quatro anos depois de sua fundação, conta com um quadro de voluntários e atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Por não ter nenhum fim lucrativo, a entidade necessita da ajuda da sociedade funciona fundamentada nas doações que recebe. “Precisamos da ajuda de todos. Seja para vir aqui, passar um tempo na ONG e conhecer o nosso trabalho ou seja através de doações. Tudo o que recebemos, encontramos alguém que necessita e fazemos essa doação”, explica Milton.
A biblioteca
A busca por incentivar a literatura dentro das ONG’s de Passo Fundo motivou o Rotaract Clube Passo Fundo Norte a fazer uma ronda pelas entidades e colaborar na estruturação de um espaço capaz de proporcionar a formação constante de novos leitores. Desempenhado desde 2012, o projeto encontrou vida na ONG Agentes do Amor Divino. Desde maio desse ano, as crianças e adolescentes que frequentam a entidade podem encontrar no Cantinho da Leitura a oportunidade para mergulhar no universo da literatura. “Muitas dessas crianças não tem o hábito de ler, não aprenderam isso. Então nós precisamos estimular que elas se aproximem dos livros e que realmente vivenciem a literatura. Tudo o que o homem sabe está nos livros e precisamos estimular que eles leiam”, comenta Milton.
O estímulo vem do espaço, mas também das atividades que são desempenhadas nele. Além das paredes coloridas, da grande quantidade de títulos e de estantes que atraem os olhares dos pequenos, a ONG conta com a colaboração dos voluntários para realizar a contação de histórias que motivem o empréstimo e leitura dos livros. “Através da contação, chamamos a atenção de crianças que as vezes nunca pegaram num livro. Precisamos estimular a leitura para que essa seja a primeira porta a se abrir”, conclui o presidente.
Além de acompanhar o trabalho da ONG, Milton pede ajuda de quem pode estar mais perto. A Agentes do Amor Divino aceita doações de roupas, alimentos ou eletrodomésticos e está de portas abertas para voluntários. “Você não precisa vir todos os dias... Se vier uma hora por semana, já faz diferença para a ONG”, convida Milton.