Encontro de Bandoneon contará com músicos do Brasil, Argentina e Uruguai

Evento deverá reunir cerca de 30 bandoneonistas em Passo Fundo, que é a Capital Estadual do Bandoneon

Por
· 1 min de leitura
Encontro Internacional de Bandoneon será realizado no dia 8 de novembro e a entrada é gratuitaEncontro Internacional de Bandoneon será realizado no dia 8 de novembro e a entrada é gratuita
Encontro Internacional de Bandoneon será realizado no dia 8 de novembro e a entrada é gratuita
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O XII Encontro Internacional de Bandoneon será realizado no sábado (08), no Salão de Eventos do Colégio Notre Dame, em Passo Fundo. São esperados 30 bandoneonistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e de países vizinhos como Argentina e Uruguai. O público estimado para o evento é acima de 800 pessoas. A entrada é gratuita e inicia a partir das 15h.

Bandoneonistas estarão reunidos para mostrar a sonoridade e as técnicas do instrumento, mas também para trocar experiências e vivenciar o timbre, por vezes nostálgico e suave, produzido pelo bandoneon, que também é o principal instrumento do tango. De acordo com o coordenador do evento, Plínio Mena Barreto do Amaral, 89 anos, conhecido como Tio Mena, a voz do bandoneon é muito bonita. “A voz que é bonita, não é igual ao acordeon. O bandoneon tem uma voz suave”, disse Mena.

O evento reunirá músicos do sul do Brasil e de outros países. “O encontro terá 20 pessoas da Argentina, entre eles cinco bandoneonistas e a Orquestra Típica Argentina. Também virão bandeonistas do Uruguai. O encontro é muito importante, porque vem gente de fora do país e de todo o sul do Brasil conhecer Passo Fundo. Além disso, reforça a cultura e a música no município”, declarou o coordenador do evento.
Tio Mena foi o idealizador do evento, que é realizado há 12 anos em Passo Fundo. “Comecei a tocar sozinho bandoneon aos 16 anos. Ganhei o instrumento do pai, depois de tanto insistir. Comecei a me dedicar mesmo, depois que parei com as minhas atividades profissionais. Certo dia, fui a um show em Cachoeira do Sul com um sobrinho e gostei. Sugeri para realizarmos um evento em Passo Fundo”, revelou Mena.
O investimento do evento é de aproximadamente R$ 15 mil, proveniente de recursos do município. O encontro é uma realização da 7ª Região Tradicionalista, com apoio da Prefeitura de Passo Fundo.

 

Gostou? Compartilhe