Joãos e Maria no Notre Dame

Atividade pedagógica desenvolvida na Educação Infantil estimula o contato com a arte de Miriam Postal

Por
· 1 min de leitura
Projeto quer estimular a expressão pela arteProjeto quer estimular a expressão pela arte
Projeto quer estimular a expressão pela arte
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Promover o prestígio pelas artes plásticas e visuais, além de fomentar a criatividade e o uso da linguagem artística como forma de expressão: esta foi a finalidade da Semana Miriam Postal, desenvolvida com os estudantes do Nível II da Educação Infantil do Colégio Notre Dame. A semana que trabalhou as obras da artista passo-fundense faz parte da programação do projeto pedagógico “Conhecendo e Brincando com a Arte”, desenvolvido durante todo o ano de 2014.

Conforme a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio, Márcia Scortegagna Pereira, o objetivo do projeto é estimular a expressão pela arte. “Buscamos estimular as crianças a verem o mundo através das artes e se expressarem através do desenho, já que a arte conta a história da humanidade. Para isso, desenvolvemos diversas atividades, tanto em sala de aula quanto em casa, com a ajuda das famílias, tendo como foco da obra de Miriam Postal”, destaca.
A partir de estudos, adequados à sua faixa etária, os estudantes assistiram a vídeos, estudaram e fizeram releituras das obras da artista, e trabalharam questões importantes para o seu desenvolvimento, como o reconhecimento das cores, noções de espaço e questões motoras.
Para finalizar as atividades da Semana Miriam Postal, os estudantes se encontraram com a artista, que fez uma releitura de sua obra “Joãos e Maria”, pintando na tela a logo da Rede de Educação Notre Dame.

Quem é Miriam Postal?
Natural de Passo Fundo, Miriam é Bacharel em Desenho e Plástica e pós-graduada em Arte/Educação, ambos pela Universidade de Passo Fundo. Com cursos de especialização no Brasil e no exterior, seu currículo vem sendo construído através da participação em importantes exposições de arte nacionais e internacionais.

 

Gostou? Compartilhe