Teatro é, por excelência, uma extensão da própria vida que ganha espaço, voz e corpo no palco. Quando, por trás das cortinas, estão crianças e jovens que buscam, na arte, a expressão do próprio pensamento, a vida ganha cor. A 4ª Mostra de Teatro é Fazer, promovida pela Dia Indústria da Arte, é, então, como um papel em branco pronto a ser colorido pelas interpretações dos 100 alunos da Escola de Atores que participam da quarta edição do maior festival de teatro amador da cidade.
A cortina da vida se abriu e dela saíram oportunidades de transformação. A Dia busca tornar aquele que antes era apenas expectador em um ator, responsável pelas palmas da plateia. A Mostra de Teatro é Fazer, organizada pelos alunos da Escola de atores, dentro das aulas de produção teatral, é a oportunidade de apresentar à comunidade o resultado de um trabalho que é feito durante o ano todo. “É a realização de um sonho que começou em 2010 no Múcio de Castro, onde fizemos somente uma tarde de mostra. No ano seguinte fomos para o auditório da medicina da UPF onde foram dois dias de mostra e mais de 10 escolas participantes. No ano passado continuamos na UPF, com dois dias de mostra mais de cem jovens atores e mais de mil espectadores”, comenta Iussen Seelig, arte-educador e um dos fundadores da Dia.
A expectativa, para 2014, é que mais de duas mil pessoas participem dos sete espetáculos apresentados. “E essa edição é uma grande conquista para nós como artistas e professores de teatro. E para a Dia representa a força do seu ensino teatral de quase cinco anos, sendo referência em ensino de artes cênicas no Norte Gaúcho”, continua Iussen. A Mostra de Teatro é uma compilação dos talentos que, em sala de aula, são lapidados: ao todo são 7 turmas de teatro que se apresentarão no palco do Teatro do Sesc. “A mostra é como se fosse uma formatura do ano, um agradecimento. Onde todos os nossos alunos podem subir ao palco e mostrar o resultado dos seus esforços. E para a cidade é a consolidação de Passo Fundo como referência no fazer teatral no Estado e no Brasil”, conceitua.
O trabalho da Dia vem dando resultado. Se a mostra é, por vezes, o primeiro encontro dos alunos com um palco, o futuro é promissor. Mais de mil alunos já passaram pelas oficinas da companhia e a maioria se encaminha para uma carreira consolidada. “Muitos deles já estão empregados em grupos teatrais, cinema... outros fazendo graduação em Artes Cênicas em Porto Alegre e Curitiba. E principalmente muitas pessoas que aqui em Passo Fundo puderam se expressar através da arte do teatro. E isso é o que nos impulsiona e nos motiva”, conta.
A plateia, então, está convidada a participar da 4ª Mostra de Teatro é Fazer: de 10 a 14 de novembro, às 20h, o Teatro do Sesc recebe sempre um novo espetáculo – no dia 14, na sexta-feira, a sessão é dupla e às 16h o Teatro também estará aberto. No sábado, 15, acontece a Festa de Encerramento da Mostra e o rendimento será revertido para o auxílio a cães e gatos recolhidos da rua. A entrada é franca, mas a Dia está aceitando doações de ração para cães e gatos. Os ingressos podem ser retirados no SESC durante a semana ou na hora dos espetáculos. Ainda, escolas e grupos devem reservar os ingressos pelo e-mail [email protected]. A premiação dos destaques individuais e do melhor espetáculo acontece na sexta-feira. Todo ano, a Dia homenageia alguém com o nome do troféu que premiará a melhor apresentação – nessa edição, será entregue aos alunos o Troféu Pedro Almeida de Teatro Amador.