O mais tradicional e prestigiado prêmio literário do país, o Prêmio Jabuti, que reconhece todos aqueles que trabalham com o livro e os aproximam da comunidade, realizou a solenidade de entrega de homenagens na última terça-feira, 18, em São Paulo. Mais de 500 escritores, intelectuais, representantes da comunidade editorial e da cultura brasileira conheceram os vencedores da 56ª edição do prêmio conferido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Além das 29 categorias contempladas pela premiação, tradicionalmente, a CBL realiza uma homenagem especial que coloca em foco personalidades que se dedicam à literatura. Esse ano, a professora da Universidade de Passo Fundo (UPF) e coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo, Dra. Tania Rösing, recebeu o troféu de Amiga do Livro, em razão do trabalho coletivo coordenado por ela há mais de 33 anos pela formação de leitores no Norte gaúcho.
Quando assumiu a fala, a professora Tania afirmou estar lisonjeada com condecoração de tamanho prestígio e elogiou o trabalho realizado pela CBL no sentido de promover a qualidade editorial no país. Da mesma forma, afirmou que são importantes as ações do governo federal, que distribui obras às escolas por meio do Programa Nacional do Livro Didático e do Programa Nacional Biblioteca da Escola. “Faço, entretanto, um chamamento a todos os segmentos representados neste evento, em especial, à senhora ministra interina da Cultura, de que precisamos nos unir e investir não somente no livro, mas também na formação de professores-leitores”, destacou, aplaudida pelo público presente.
Ao lado da comunidade e dos escritores, estavam presentes, na solenidade, a ministra interina da Cultura Ana Cristina Wanzeler, o diretor Nacional do Livro, da Leitura e da Literatura Fabiano dos Santos Piúba, o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura José Castilho Marques Neto e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. Além da entrega do prêmio, foi apresentado, ainda, o espetáculo Solidão no Fundo da Agulha, de Ignácio de Loyola Brandão, com canções interpretadas por Rita Gullo.