Há muito tempo, Passo Fundo era berço de festivais de música que aconteciam nas praças, nas ruas ou nas calçadas do centro da cidade. Neles, muita gente descobriu o gosto pelos acordes e melodias. Com o fim dos festivais, a música na cidade ficou de lado, na espera por uma oportunidade. Até o fim do ano passado. Promovido pela Secretaria de Deporto e Cultura, o projeto Música na Praça chega, agora, a sua segunda edição. Até aqui, os resultados são positivos tanto para quem se apresenta quanto para quem prestigia. No fim da tarde de ontem, á Praça Tamandaré recebeu Sarau do Samba e nesse final de semana ainda tem Paula Araújo e Jimmy Dog.
Com a assinatura do convênio de colaboração entre a Prefeitura de Passo Fundo e a Associação Passo-Fundense de Músicos e Compositores (APMC), as apresentações do projeto acontecem todo final de semana, sempre às 19h30min. O que muda é a Praça escolhida para a apresentação. Com 30 inscrições, foram selecionados 17 grupos, que farão 51 apresentações. Para a Associação,o projeto é o momento de toda a comunidade participar e conhecer os grupos que constroem a música da cidade.O secretário de Desporto e Cultura, Pedro Almeida, convida toda a comunidade a participar. “Acreditamos nesse projeto. Eledá espaço e visibilidade aos nossos músicos e compositores. E a população ganha música de qualidade em nossos espaços públicos” destacou.
Nesse sábado, 22, Paula Araújo faz sua primeira apresentação no projeto. “O Música na Praça é uma experiência nova pra mim, que eu conheci através da Musiclass”, comenta ela que irá se apresentar ao lado de Samuel Quadros, atual proprietário da escola. “Essa vai ser a primeira edição que eu vou participar, mas já estou muito animada! A música me faz muito bem, e eu sinto prazer em cantar. O que eu achei mais interessante no projeto é que eu vou poder levar para as pessoas um pouquinho desse amor que eu sinto pela música e talvez incentivar muitas crianças e jovens que gostam também e ainda não foram incentivados em casa”, comenta.
Para a banda Jimmy Dog, que se apresenta no domingo, é a segunda participação. “Na primeira edição foi legal porque entramos em contato com um público que a gente não tinha trabalhado ainda, que não tinha ouvido o nosso som. Pudemos tocar pra toda a cidade”, comenta a banda que, durante o evento, se apresenta com um formato acústico e mescla o repertório autoral com o cover. “O projeto dá circulação as bandas e é um incentivo bacana porque valoriza os talentos locais”, concluem.
Paula Araújo se apresenta na Praça Capitão Jovino (Santa Terezinha) e a Jimmy Dog na Praça Marechal Floriano. Sempre às 19h30.