Presente para Bukowski

Editora oferece oportunidade de publicação para novos autores e homenageia o último escritor maldito da literatura norte-americana

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Extremamente autobiográfica e marginal, a literatura de Charles Bukowski é o retrato de uma vida boemia e despreocupada. Prostituição, sexo, álcool e ressaca são temas recorrentes nas páginas do último escritor considerado maldito na literatura norte-americana. O estilo, livre e imediatista, é carregado de auto-ironia, intensidade e criticidade. Com mais de 50 livros publicados, ao escrever de forma coloquial sobre relacionamentos baratos em noites carregadas de exageros, Bukowski foi o ícone e inspiração de uma geração.

A intensidade da escrita do autor motiva, desde a sua morte em março de 1994, diferentes homenagens, releituras e visitas a sua obra. Na região, a Editora Os Dez Melhores, que aposta em coletâneas e em novos autores, abre espaço para que novas mentes possam se aventurar pelo universo de Bukowski. O primeiro coletivo da editora, Big Buka – Para Charles Bukowski, irá homenagear o escritor através de contos que passeiem pelas temáticas que sempre permearam sua obra: bebedeiras, mulheres, literatura, cotidiano, melancolia.

Para isso, no entanto, serão selecionados apenas dez textos, de dez autores. Além da literatura, Big Buka – Para Charles Bukowski contará com uma ilustração inédita e exclusiva em sua capa, elaborada pelo ilustrador gaúcho Emerson Wiskow. Todo o investimento do lançamento ficará sob inteira responsabilidade da editora. Ou seja: os autores selecionados não precisarão pagar qualquer taxa, e nem se comprometer com a aquisição de um número X de exemplares. Muito pelo contrário: cada autor receberá, gratuitamente, um exemplar do livro.

A seletiva, que selecionará dez contos para o coletivo Big Buka – Para Charles Bukowski, está aberta até o dia 10 de dezembro de 2014. O regulamento para a participação está disponível no blog da editora.

Sobre a editora

Com o passar do tempo, os autores passaram a ver as coletâneas com desconfiança, e até com desprezo. A Editora Os Dez Melhores decidiu fazer o caminho oposto da maioria das editoras, e apostar novamente em coletâneas, oferecendo para elas a mesma qualidade, dedicação e exclusividade destinadas aos seus autores solos. A proposta da editora é, a cada ano, lançar dez autores que tenham dedicação total e apoio para a produção e divulgação do livro. A ideia é enxergar a literatura de forma mais realista – percebendo as possibilidades de publicação e venda de uma obra.

Gostou? Compartilhe