Teatro vencedor

Quarta edição na Mostra de Teatro é Fazer, da Dia Indústria da Arte, reuniu 100 atores e cerca de 2000 pessoas em cinco dias de apresentações no palco

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Durante uma semana, as cortinas que escondem o palco do Teatro do Sesc abrigaram, também, a ansiedade de crianças e jovens que, prestes a entrar em cena, buscam, na arte, a expressão do próprio pensamento. A 4ª Mostra de Teatro é Fazer, que aconteceu durante a semana passada – de 10 a 15 de novembro - promovida pela Dia Indústria da Arte, envolveu 100 atores e 2000 espectadores que puderam mostrar e ver, no palco, o resultado de um ano de trabalho.

A Mostra de Teatro é Fazer, organizada pelos alunos da Escola de atores, dentro das aulas de produção teatral, é a oportunidade de a Dia expor um trabalho teórico e prático. Com o fim do evento, Iussen Seelig e Felipe Lemos, fundadores da Dia e da Escola de Atores, avaliam os resultados da quarta edição do evento. “Primeiramente tivemos uma casa nova para a mostra. O Teatro do Sesc, que nos recebeu de braços abertos e possibilitou a realização de espetáculos de altíssimo nível, que não deixam nada devendo aos espetáculos dos grupos profissionais da cidade”, comenta Felipe. Ele acrescenta, ainda, que a cidade ganhou novos atores que serão responsáveis por alimentar a mão de obra dos grupos que já existem na cidade.

Além da qualidade das peças apresentadas, o próprio envolvimento com o teatro, segundo Iussen e Felipe, é a possibilidade de desenvolvimento das crianças e jovens. “O teatro tem a capacidade de proporcionar vida na vida de muitas pessoas. Pessoas que necessitam uma forma de se expressar no mundo (além de todos os benefícios intelectuais, físicos e psíquicos), são pessoas que precisam expressar sua visão de mundo. Crianças que fazem da sua vida uma obra de arte... E o melhor de tudo: esse ano com a criação do espaço da Escola de Atores da Dia Indústria da Arte, essas pessoas ganharam um lugar com toda a estrutura física, profissionais capacitados e muito carinho para poderem ter essa captação profissional”, destaca Iussen.
A Mostra, que é competitiva, premiou como Melhor Espetáculo A Casa de Bernarda Alba, do Grupo Madruga da Arte. Em 2º e 3º lugar, respectivamente, ficaram Causo do Acaso do Grupo Turma de Quinta e Pluft, o fantasminha, da turma livre de teatro adulto. Também, o Melhor Espetáculo da Escola de Atores em 2014 - pela votação interna, escolhido pelos alunos da escola – foi Hoje tem espetáculo no país dos Prequetés, da turma de teatro kids. Ainda, Bia Ferrero e Bruno Pedroso foram premiados como Melhor Atriz e Melhor Ator da Mostra.

O resultado da Mostra, no entanto, foi além: ao todo, foram arrecadados cerca de 120 kg de ração. Parte disso foi distribuída entre alunos e parceiros da Dia que resgatam e adotam cães e gatos de rua. O restante, será levado para alguns pontos da cidade que têm concentração de animais abandonados. Para 2015, a expectativa é grande: “A promessa é de fazer o maior evento teatral de Passo Fundo, com mais de 15 dias de espetáculos”, adianta Iussen.

Gostou? Compartilhe