Comissão gaúcha de cinema estreia suas atividades em festival na Argentina

A principal função do órgão é desenvolver um programa para incentivar a realização de obras audiovisuais nacionais e estrangeiras em solo gaúcho.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com o objetivo de fomentar e promover a produção audiovisual do Estado, o decreto nº 52.073, publicado na última segunda-feira (24), instituiu a Film Comission do Rio Grande do Sul. A primeira atividade da comissão será realizada no festival Ventana Sur, que ocorre de 1 a 5 de dezembro em Buenos Aires, Argentina.

A principal função do órgão, resultado de estudos do Grupo de Trabalho criado em 2012, é desenvolver um programa para incentivar a realização de obras audiovisuais nacionais e estrangeiras em solo gaúcho.

Segundo o assessor de relações internacionais do Gabiente do Governador Ben Berardi, entre os pontos mais importantes da Film Comission está o de transformar o RS em um estado convidativo para produções externas, sejam internacionais, co-produções ou de outros estados brasileiros.

“Isto vende nossos cenários, nossa culinária, nossa gente e as formações étnicas privilegiadas que temos. Somando-se a isto, a FilmCom RS estará, concomitantemente, qualificando a produção audiovisual e games resultando em mais e melhores filmes”, explica.

Entre as competências da Film Comission estão o estabelecimento de uma agenda regular de trabalho; definição de estratégias; criação de um banco de dados com imagens para cenários e locações; representar a Indústria Criativa – Audiovisual e Games – do RS em eventos; encaminhar convênios, projetos e editais junto à administração pública.

A comissão será coordenada pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e é composta ainda pela Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (Acri), Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e Secretaria do Turismo (Setur). Representando a sociedade civil, também serão convidados o Arranjo Produtivo Local (APL) Audiovisual, o Sindicato das Indústrias do Audiovisual (Siav), a Fundação Cinema RS (Fundacine) e a Associação de Profissionais e Técnicos Cinematográficos (Aptc).

Festival Ventana Sur é o principal encontro latino-americano de cinema

No Ventana Sur, o Rio Grande do Sul terá um estande com o catálogo trilingue RS Criativo, que apresenta a indústria cultural gaúcha como o setor de games e todo o material audiovisual produzido através dos editais da Secretaria de Estado da Cultura, entre curtas, longas, minisséries e documentários. O diretor do Iecine, Juan Zapata, irá liderar a divulgação no evento.

“O Ventana Sur é o espaço ideal para legitimar o bom momento do cinema gaúcho e, graças ao esforço e trabalho coletivo entre várias instituições, estaremos no principal mercado latino-americado de audiovisual e cinema. O estande será um ponto de encontro das empresas do setor no Estado para networking, promoção de material e reuniões de negócios. É uma excelente oportunidade para conhecer opções e divulgar que em 2015 a Film Comission RS estará atuando a favor de nosso mercado”, destacou.

Criado em novembro de 2009, o evento recebe mais de dois mil inscritos por ano - entre os quais, cerca de 300 compradores e vendedores dos cinco continentes. O Ventana Sur também conta com a presença de companhias de distribuição e espçaos para a realização de reuniões de negócios. Neste ano, pela primeira vez será realizada uma exibição de filmes europeus que buscam distribuidores na América Latina.

Na segunda semana de dezembro, Zapata também fará a divulgação do programa audiovisual gaúcho no Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoameticano em Havana, Cuba.

Governo do Estado do RS

Gostou? Compartilhe