Dezoito anos de música, histórias para contar e uma estrada um tanto longa. Ghadyego Carraro é contrabaixista, compositor e arranjador. Formado pela Universidade de Passo Fundo e Mestre em Música - contrabaixo acústico pela Universidade Federal de Goiás, Ghadyego tem percorrido o país e o exterior com seu trabalho artístico e de ensino. “Iniciei meus estudos musicais aos 16 anos de idade. Ficava sempre atento aos acordes, melodias e ritmos, mesmo antes de realmente saber para que serviam e como se organizavam na música”, conta. De lá pra cá, a formação se ampliou e, hoje, sua pesquisa está voltada para o diálogo da música erudita (música de concerto) com a música popular (MPB, Jazz e música sul latina). Ele destaca ainda que se volta, especialmente, para os desdobramentos e entrelaçamentos do estilo, sendo o contrabaixo o fio condutor desta essência musical.
Músico por vocação, Ghadyego não opta, simplesmente, pela intuição. A pesquisa da arte musical é o que norteia o artista. E é justamente isso que o diferencia. A música, por si só, argumenta com o público e convence. Além do trabalho solo, o músico realiza, também, projetos musicais, com músicos goianos e também do exterior, que buscam explorar diferentes estéticas musicais em um repertório que vai da música clássica aos ritmos típicos do Brasil, Argentina e Uruguai. O trabalho não para: Ghdyego gravou, em 2010, o disco Influências que o levou à Europa. No ano seguinte, lançou o livro Música na educação – contrabaixo e bossa: uma perspectiva histórica e prática. Ao aliar estudo e musicalidade, Ghadyego apresenta qualidade e verdade a quem o ouve. “Acho que a medida que nos aprofundamos em algo, percebemos o quão insignificante somos e do quanto precisamos estudar ainda mais”.
2014 trouxe, para ele, a oportunidade de apresentar o trabalho em diferentes cenários: além da literatura e de projetos em diferentes formações musicais, Ghadyego gravou, nesse ano, um DVD que surgiu a partir do encontro com outros músicos e, hoje, é a forma mais pura de apresentar seu trabalho. “Apresenta um pouco do que tenho feito e da estética musical que tenho trabalhado, principalmente abordando o lado de arranjo e composição que tenho desenvolvido e que culminou em parte da minha pesquisa de mestrado na Universidade Federal de Goiás”, explica.
Além disso, Ghadyego – que atua, também, ao lado da Big Band UPF - é o responsável pelo projeto “Formação de Plateia em Música”, aprovado junto ao MEC e desenvolvido na escola Arlindo Luis Osório. A proposta é que além de aulas de apreciação e conhecimento dos diferentes gêneros musicais, os alunos tenham a oportunidade de presenciar concertos didáticos ao vivo na escola. O músico ainda atua na Instituição de Assistência Social Leão XIII através do projeto musical que busca a inclusão social através da música.
Agora, Ghadyego prepara o lançamento de outros materiais: “São livros que apontam para o ensino do contrabaixo, junto com levantamento de repertório da música popular brasileira para o ensino musical e arranjos que explorem a prática de conjunto e música de câmara”, explica. A ideia é que esses lançamentos aconteçam no primeiro semestre de 2015 e colaborem com o ensino da música, principalmente no âmbito da música popular e do desenvolvimento de repertório e ensino do contrabaixo no país. “Uma formação educativa de qualidade deve incluir a música na formação do sujeito, penso que é através de mais arte e cultura para as pessoas que conseguiremos viver em um mundo mais justo e igualitário para todos”, conclui.