O violonista Gabriel Selvage, 26, e a cantora Alana Moraes, 27, voltam a Passo Fundo neste final de semana para duas apresentações dentro do projeto Música na Praça. A primeira delas será neste sábado, na praça do Teixeirinha. No domingo, o casal faz show na Capitão Jovino, (Santa Terezinha) bairro Rodrigues, às 18h30.
Destaques na primeira edição do evento, eles retornam um ano depois trazendo na bagagem experiência internacional. Durante 36 dias, entre outubro e novembro, os dois rodaram por alguns países da Europa, incluindo França, Holanda, Espanha, Portugal e Luxemburgo. Ao todo foram 16 concertos, parte deles no projeto Bandolim Campeiro, de autoria do gaúcho Rafael Ferrari. Nos demais shows, Gabriel e Alana mostraram ao público o espetáculo Nostalgia Brasileira. Com duração de aproximadamente 1h15min, o roteiro faz um resgate dos principais cantoras e violonistas do país, desde 1900 até a cena atual.
Entre algumas das cantoras presentes no repertório estão Araci Costa, Carmem Miranda, Elizeth Cardoso, Dolores Duran, Elis Regina, Gal Costa e Marisa Monte. Pelos instrumentistas, Selvage homenageia João Pernambuco, Villa Lobos, Dilermando Reis, Baden Powell, e Yamandu Costa, entre os mais recentes. “Este show parece um espetáculo teatral. A Alana muda várias vezes o figurino conforme a época, mas é essencialmente musical. O público gostou muito, compreendeu a proposta. Conheciam as músicas, os compositores, foi uma experiência e tanto” comenta o músico.
Para 2015, o casal pretende retomar a estrada já nos primeiros dias do ano. Entre 4 a 9 de janeiro, juntamente com o músico de Uruguaiana, Guilherme Goulart (acordeon) se apresentam no Café Vinilo, tradicional casa de espetáculo em Buenos Aires. Outro projeto bastante aguardando é o lançamento do DVD Flor Y Truco, com releituras da obra do violonista e compositor argentino Lúcio Yanel. Com participações de Yamandu Costa, Artur Bonilla, Alessandro Penezzi, e Michel Paiva, o trabalho já foi gravado e aguarda apenas pela edição. O lançamento está previsto para abril.
Parceria
Juntos no palco e fora dele desde 2010, Gabriel e Alana tiveram influências musicais dentro da própria família. Ambos são filhos de músicos. Natural de Não Me Toque, Selvage teve os primeiros contatos com a música gaúcha, através do pai. Mais tarde, afirma ter seguido o que chama de ‘trajetória inevitável’ ao enveredar pelos clássicos do samba, choro e demais ritmos brasileiro.
Admirador da melhor tradição da Música Popular Brasileira, revela-se fã de Rafael Rabello e Yamandu Costa. “São duas referências do violão de sete cordas” observa.
Alana nasceu em Palmeira das Missões e também tem na figura do pai o grande incentivador. “Comecei a cantar no bloco de carnaval das crianças, nas matinés, depois vieram os festivais” recorda. Antes de mudar-se para Porto Alegre e São Paulo, fez parte do grupo Inovação, em Passo Fundo. Entre algumas de suas referências estão Elis Regina, a qual afirma ouvir todos os dias, Clara Nunes, Ângela Maria e Elizeth Cardoso.
Radicados em São Paulo, o casal gravou em 2012 o CD Amor e Som, com releituras e novas composições de amigos. Um ano antes Alana havia gravado no Subsolo Sound Stúdio de Passo Fundo um Cd solo, com músicas inéditas e que, segundo ela, deve ser lançado logo após o carnaval.
Serviço
Apresentação do violonista Gabriel Selvage e Alana Moraes no projeto Música na praça
Onde e quando – Sábado na praça do Teixeirinha e Domingo na praça Capitão Jovino (Santa Terezinha)
Horário – 18h30min
Valor - gratuito