A característica da Dia Indústria da Arte já está, há muito tempo, consolidada: não apenas fazer teatro, mas discutir e refletir sobre ele. É por isso que, com o intuito de conscientizar a comunidade e o próprio ator sobre toda a arte que envolve a interpretação no palco, a Dia Indústria da Arte promove a sétima edição do Bate-Papo Teatral nessa sexta-feira, às 15h, no Teatro do Sesc.
Depois de estudar o teatro, a Dia apresentou o teatro. Agora, fala sobre isso. Dessa vez de uma forma diferente: no lugar de Iussen Seelig, ator e produtor-executivo e Felipe Lemos, ator e diretor da Dia Indústria da Arte, Ana Carla Leite, Fabí Dalmagro e Valentina Dossa Canallí atrizes mirins da Dia sobem ao palco para conduzir a última edição do Bate-Papo Teatral do ano. O tema, “Criança que faz arte”, é a oportunidade de os pequenos atores assumirem o controle do palco e de a comunidade descobrir a opinião das crianças sobre o que é teatro, o que é a arte, a música, a dança, se divertir e, principalmente, ser criança. “Nessa edição queremos dar vez, voz, palco e microfones para as crianças. Afinal é época de natal e queríamos presentear as nossas crianças com o que mais amamos que é estar no palco fazendo arte”, comenta Iussen.
Ao lado das pequenas apresentadoras, os atores das turmas infantis da Escola de Atores Caio F. Buss, Carolina Brandi, Clara Juliani, Helena Rovani,Isadora Andretti, Joana Adelia Alves, Katyuscia Niquelle, Laura Camargo, Lavinia Dossa, Martina Guedes, Pilar Escosteguy, Stefany Oliveira, Thaine Borges, Vitor Martis Costa estarão ao lado do músico e ator João Eduardo Câmara Guerra para abordar de forma plena e universal o tema escolhido. Antes disso, no entanto, a Turma de Teatro Kids, que envolve crianças de 8 e 13 anos, apresenta a peça “Hoje tem espetáculo no país dos Prequetés” para a comunidade presente.
O Bate-Papo é, também, o encerramento de um 2014 cheio de atividades para a Dia: os mais de 100 alunos da Escola participaram de 10 novos espetáculos, bate-papos teatrais e Mostra de Teatro é Fazer. Ainda, a formação de novos alunos foi capaz de lançar cinco novas companhias de teatro para a região: “É uma forma de agradecimento, de presente é uma forma de dizer muito obrigado por um ano maravilhoso, d e muitas realizações. é o momento de sairmos de cena e dizer para as crianças: agora vocês são a Dia Indústria da Arte”, comemora Iussen.