Canela e Eustáquio, dois palhaços, decidem buscar uma nova terra, fundar um novo país. Através do olhar ingênuo e transgressor do palhaço procuram uma nova realidade onde a alegria, a brincadeira e a felicidade são elementos fundamentais na construção do novo território que passam a chamar de lar. A busca da dupla por uma nova morada é o enredo do espetáculo do Grupo Ritornelo de Teatro, Faixa de Graça, que, através do Prêmio Funcultura, irá ser apresentado nos bairros da cidade precedendo uma discussão sobre direitos humanos com os moradores.
A ideia do prêmio, que é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, é destinar R$ 10 mil reais para produções artísticas do município e, através disso, valorizar a cultura que nasce, cresce e é apresentada nas ruas da cidade. Ao todo, oito projetos foram premiados em quatro diferentes áreas. Na Área 3, que se volta para as artes cênicas, os grupos Ritornelo de Teatro e Timbre de Galo – cujo projeto foi apresentado ao leitor na edição do Jornal O Nacional de segunda-feira - foram os contemplados com o financiamento. Com propostas parecidas, o objetivo dos grupos é levar o teatro para os bairros distantes do centro e aproximar a comunidade da cultura local.
Faixa da Cidadania: espetáculo e debate
O projeto do Ritornelo, Faixa da Cidadania, une dois aspectos essenciais para o grupo: o teatro e o debate. Faixa de Graça é um espetáculo essencialmente urbano: feito para ser apresentado nas praças, é resultado de uma parceria entre o Ritornelo e o Off-Sina de Circo Teatro de Rua, do Rio de Janeiro. Juntos, os grupos mesclaram suas características e a peça aborda, através da linguagem do palhaço brasileiro, questões de cidadania e brasilidade.
Para complementar o espetáculo, depois da peça o grupo propõe uma discussão, com apoio da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, que explora e apresenta aos moradores questões de direitos humanos, cidadania e espaço na comunidade. Ao todo serão seis apresentações e debates em seis diferentes bairros: Loteamento Manoel Corralo; Bairro Jaboticabal; Bairro Alvorada, Vila Entre Rios; Vila Donária e Bairro São Luiz Gonzaga.
Premiação acontece hoje a noite
O Fundo Municipal de Cultura, Funcultura, é a forma com que o município ampliará o apoio e o incentivo às atividades culturais desenvolvidas pelos artistas da cidade, uma reivindicação antiga da classe artística. Serão distribuídos investimentos para as áreas de literatura, música, artes cênicas e eventos culturais. Nesta primeira edição, oito projetos em quatro diferentes áreas, foram premiados com R$ 10 mil. O ato oficial de premiação dos projetos está marcado para esta terça-feira, 10, na Academia Passo-Fundense de Letras, a partir das 19h. A solenidade contará com a presença do secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo.
Conheça os projetos
Durante essa semana, o Jornal O Nacional apresenta todos os projetos selecionados pelo Prêmio Funcultura nas quatro áreas de atuação. Acompanhe!