Fomentar e valorizar a cultura em Passo Fundo é uma das ações do governo municipal. Através da criação do Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo (Funcultura), que tem a intenção de financiar projetos culturais no município, oito entidades foram escolhidas para desenvolver suas propostas. Na noite dessa terça-feira (10), os prêmios foram oficialmente entregues na Academia Passo-Fundense de Letras, em uma grande celebração da cultura. Cada entidade recebeu R$ 10 mil, totalizando o investimento de R$ 80 mil para a área cultural.
O prefeito Luciano Azevedo ressalta que o Funcultura representa um passo importante e já consolidado. “O Funcultura é uma ação efetiva para que esta área tenha a atenção merecida em Passo Fundo e para que a população tenha mais acesso à produção local. Já para este ano, teremos duas edições para o prêmio”, observou Luciano. Para o secretário de Cultura, Pedro Almeida, o debate da cultura em Passo Fundo inicia uma trajetória especial. “Temos a construção de uma política cultural, todos os anos teremos recursos para as produções culturais. É um marco para nossa cidade. Que possamos incentivar ainda mais nossos artistas”, frisou Pedro.
O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Edimar Rezende, fala um pouco sobre o significado do investimento. “É a concretização de um sonho antigo. Foi uma luta árdua para trazer essa sensibilização e valorização do artista passo-fundense. Agradecemos muito ao prefeito Luciano, que disponibilizou aporte financeiro do município. Quem ganha não é só o artista, mas toda a comunidade”, disse.
Após a apresentação do Coro Resonare, a entrega dos prêmios foi um momento de muita emoção para todos os envolvidos. “É uma alegria muito grande receber este prêmio para valorizar ainda mais uma iniciativa que apresenta nosso patrimônio histórico e cultural”, afirmou a representante do projeto Momento Patrimônio, Afani Baruffi.
O Instituto Cultural Ritornelo, com o projeto Faixa da Cidadania, também destacou a ação voltada à cultura, como uma iniciativa que traz sonhos coletivos para construir outra realidade para a cultura. A Baillar Centro de Danças, através do projeto Oficina de Danças e Capoeira, comemorou a premiação no ano em que a entidade completa 25 anos em Passo Fundo.
Por fim, a vencedora do projeto Rede de Memórias, Ironita Ademir Policarco Machado, falou em nome de todos os oito projetos escolhidos. “Isso que presenciamos aqui é dar poder a comunidade. Cultura é poder e poder é transformação, desenvolvimento”, finalizou.
Funcultura
O Fundo Municipal de Cultura de Passo Fundo foi criado através da lei nº 4.676, de 10 de junho de 2014, de autoria do então vereador Juliano Roso, para incentivar a cultura produzida e consumida no município, com uma forma de financiamento aos artistas, produtores e agentes culturais. A partir de sua concepção, a Prefeitura lançou o primeiro edital do Funcultura, que tem o objetivo de financiar projetos culturais a serem realizados no município.
Após a publicação do edital, mais de 50 projetos foram inscritos em diferentes modalidades, como teatro, música, literatura e eventos culturais. Encerrado o processo de inscrição, foi realizada uma triagem de caráter eliminatório pela Comissão Especial de Avaliação e Seleção, composta por cinco integrantes escolhidos entre a sociedade e o Poder Público.
A próxima etapa foi o anúncio dos projetos habilitados e inabilitados, a fim de conceder direito de recorrer aos inscritos não selecionados. Por fim, a lista de vencedores da primeira edição do prêmio foi divulgada.
Conheça os projetos premiados
Área 1 – Vídeo
Projeto: Noleis nas Ruas
Júnior Noleis de Carvalho Júnior
Documentário que mostra aos músicos, instrumentistas, cantores e artistas em geral de Passo Fundo a importância da internacionalização da música independente regional e brasileira, bem como a forma como ela acontece nos dias de hoje.
Projeto: Catedral História e Tradição
Mitra Arquidiocesana de Passo Fundo
Visa registrar através de documentário a inserção da Catedral Nossa Senhora Aparecida na comunidade de Passo Fundo, tendo em vista o registro histórico deste relevante patrimônio da comunidade.
Área 2 – Produção e edição de obras
Projeto: Rede de Memórias
Ironita Ademir Policarco Machado
Elaboração e publicação de obras (didática e acadêmica) voltadas à educação patrimonial e a formação continuada de professores das redes pública e privada de ensino de Passo Fundo, como meio e objeto de reconhecimento e valorização do patrimônio, da memória, da história e da identidade das comunidades através do ensino na educação básica.
Projeto: Momento Patrimônio
Taís Fernanda Rizzotto
Elaboração de videoaula e composição de documentário em coletânea voltada para a formação continuada de professores das redes públicas e privada de ensino de Passo Fundo. Também, servirá como recurso didático de conteúdo de educação patrimonial.
Área 3 – Espetáculos, teatro e dança
Projeto: Teatro nos Bairros
Grupo Timbre de Galo
Realizar cinco apresentações teatrais abertas e gratuitas, sendo duas do espetáculo “O Bilhete” e três do espetáculo infantojuvenil “Um lugar de Fantasia Timbre conta Poesia”. As apresentações serão nos bairros de Passo Fundo distantes do centro, a fim de chegar até as comunidades com difícil acesso a esse tipo de manifestação cultural.
Projeto: Faixa da Cidadania
Instituto Cultural Ritornello
Visa a descentralização e territorialização das manifestações culturais por meio do teatro, levando para seis bairros que se encontram em vulnerabilidade social no município a apresentação do espetáculo de teatro de rua “Faixa de Graça”. De forma aberta, inclusiva e gratuita, o objetivo é viabilizar debates sobre a cidadania e o exercício dos direitos humanos.
Área 4 – Pesquisas, promoção e eventos culturais
Projeto: Oficina De Danças E Capoeira
Baillar Centro De Danças
Desenvolverá atividades artísticas envolvendo dança, música e jogo de capoeira com crianças das escolas públicas em turno inverso ao da atividade de sala de aula, com instrutor especializado, no período de abril a outubro de 2015.
Projeto: 2015 Mais Arte e Alegria no Lar dos Idosos Nossa Senhora da Luz de Passo Fundo
Francisca Veronese Kuhn
Levar uma vez por mês ao Lar Nossa Senhora da Luz atividades culturais e artísticas através de palestras, apresentações teatrais e musicais, oficinas de desenho, oficinas pintura e relatos de histórias de vida. No final do ano será realizada uma exposição dos trabalhos criados e uma cantata de natal integrando todos os envolvidos.
Funcultura: Prefeitura entrega premiação aos vencedores
· 4 min de leitura