No dia a dia, uma paisagem se destaca. Ali, depois do olhar, o clique. Assim, entre um passo e outro, surgiu a exposição fotográfica de Elias Vaz que, desde o dia 27 de fevereiro pode ser visitada na Blibioteca Municipal Arno Viuniski. Parte do projeto Arte na Biblioteca, a exposição está aberta para visitação até abril.
Ao todo, são 25 fotos produzidas a partir de três meios: máquinas fotográficas, celular e pinhole - método que consiste em fotografar utilizando uma lata como máquina fotográfica. “A exposição Do olhar ao clique não tem uma temática definida. Como é minha primeira exposição procurei mostrar meu estilo de fotografia e ela retrata o que seria meu dia quando viajo, desde o nascer do sol, terminando com a lua”, comenta o fotógrafo. Para ele, todo lugar é digno de olhar: “Todos os lugares sempre têm algo para ser admirado, basta procurarmos. Procuro sempre pesquisar o lugar para conhecer suas características, horário que o sol nasce, pontos turísticos, para estar familiarizado com o local podendo assim procurar algo novo em meio a tudo que já foi registrado”, explica.
Elias Vaz nasceu em São Leopoldo, em 1970, e veio a Passo Fundo em 1990, quando ingressou na Brigada Militar.Foi na faculdade de Publicidade e Propaganda que teve seu primeiro contato com a fotografia que, hoje, além de ser uma paixão, é uma forma de liberar todo o stress de um dia a dia corrido. “A ideia é congelar momentos que nunca mais vão acontecer novamente”, conclui.
Com o objetivo de apresentar os talentos e artistas locais, o projeto Arte na Biblioteca foi criado em 2013 e busca contar um pouco da história da cidade através da arte. Depois da Biblioteca, as fotografias que compõe Do olhar ao clique serão expostas no Instituto Roberto Pirovano Zanatta.
A visitação ocorre das 8h à 12h e das 13h30 as 17h30, de segunda a sexta-feira. No sábado, a exposição fica aberta apenas no turno da manhã.