Uma noite na lua

?? na próxima quinta-feira: espetáculo traz Gregório Duvivier no papel de um escritor que enfrenta uma crise de criatividade

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No palco, Gregório Duvivier vive a experiência de dar voz a um escritor desatento e sem nome que tem apenas uma noite para criar uma peça. A história é simples: em meio a uma festa, o personagem de Gregório, embebido de coragem, informa um ator que tem um texto para ele. O ator se compromete em buscar a obra no dia seguinte. E é nesse ponto que a história começa: o texto não foi escrito. Montada, originalmente, nos anos 90, Uma Noite na Lua é considerado um dos maiores êxitos teatrais: em parte pelo texto de João Falcão, em parte pela atuação de Marco Nanini. A atuação sólida de Gregório garantiu um novo sucesso: o ator foi premiado, em 2012, pela Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro e o espetáculo é considerado, novamente, um queridinho da crítica.

Hoje, mais de uma década depois da estréia da primeira montagem, o texto de João Falcão ganha outra voz e outro rosto: Gregório Duvivier, conhecido pela veia humorística que carrega nos trabalhos apresentados na TV e no canal do Youtube Porta dos Fundos, descartou as comparações com Nanini e, ainda que tenha assistido, em vídeo, à peça, rejeitou qualquer trejeito já apresentado e deu originalidade a um texto já conhecido. Mais que uma remontagem, Uma Noite na Lua se tornou uma recriação. João Falcão, que além do texto, também é o responsável pela direção das duas peças, voltou aos palcos fazendo opções diferentes: no lugar de um grande cenário, apenas um fundo preto; no lugar de efeitos especiais, Gregório veste a própria cena e interage apenas com a luz. A força da peça está concentrada no ator.

Em 70 minutos, o palco se transborda de emoções carregadas pelo personagem.Em meio a reflexões, drama e comédia se confundem em uma peça que apresenta o caos interior de um escritor que chega no fundo do poço com o fim de seu relacionamento com Berenice, com a situação financeira que se encontra, com a falta de perspectivas e com o fato de ter poucas horas para escrever um texto teatral que pode ser o início de uma vida melhor. Entre a crise criativa e a pressão pelo pouco tempo, o espetáculo consegue abordar todos os aspectos da vida sem ser monótono, chato ou tenso. Pelo contrário. Diverte, emociona e consegue provar que um personagem pode se reinventar mesmo quando todos pensam ter visto tudo dele. Uma Noite na Lua é um homem solto no palco, com um desabafo na alma: “vem passear na minha lua”. Mais que tudo, Uma noite na lua vem para mostrar ao público como um ator jovem, Gregório Duvivier, e um texto já consagrado podem se relacionar muito bem.

Uma Noite na Lua será apresentado na próxima quinta-feira, 9, no Teatro do Sesc, às 20h. Ingressos no local 

Gostou? Compartilhe