Sobre a guerra e a liberdade

V Mostra Sesc de Teatro: Criado e dirigido por ??sio Magalhães, o espetáculo clown faz uma metáfora da guerra e explora a luta por liberdade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em nome da liberdade de um povo, tudo é válido, possível e aplicável. Em nome da liberdade de expressão, de ação e de ser tudo se justifica e se concretiza. E é, justamente, explorando a busca incessante pela liberdade que WWW para Freedom, peça do Barracão Teatro, se constrói. Em cena, em algum lugar do mundo e em algum tempo, soldados são mandados para libertar um povo de um terrível ditador. Mas um soldado, na hora de bombardear o alvo, questiona para que serve tudo aquilo e faz uma operação, não militar, em nome da liberdade na qual acredita. Ridicularizando a guerra e abordando os diferentes posicionamentos diante do conceito de liberdade, WWW para Freedom será apresentado na noite deste sábado.

Criado e dirigido por Ésio, WWW para Freedom cria, através do jogo do palhaço, uma atmosfera onde o riso acentua a crítica. Em cena, o próprio Ésio dá vida a Zabobrim, palhaço que acompanha sua carreira, para dar emoção à uma comédia que, além de fazer rir, faz um retrato da política e da história do mundo. Enquanto os soldados simbolizam a guerra e a falta de humanidade, Zabobrim é capaz de humanizar o ambiente. O palhaço de Ésio ridiculariza a guerra em nome da liberdade, mas não faz disso um discurso puramente político ou chato. Pelo contrário: tudo, em cena, é brincadeira e a crítica se camufla em meio ao riso e a piada. Trocando super aviões por pequenos aviões de papel, dinamite por papel e armas químicas por bombas de chocolate, WWW para Freedom é um daqueles espetáculos onde o tema, ainda que já tenha sido discutido, ganha uma nova roupagem no corpo de um ator que sabe o que faz.

O palco parece adorar Ésio. Tanto que, hoje, o ator é considerado um dos gênios brasileiros do teatro clown e referência na comédia. A preparação de Ésio é evidente e o carisma conquistado junto à plateia também: as risadas são a prova de que ainda que colocar um palhaço para falar de guerra, política e liberdade dá certo e as risadas parecem surtir mais efeitos que longos discursos. É válido ressaltar: WWW para Freedom não faz piada da guerra, faz piada do homem que é capaz de esquecer, ao longo dos anos, a pureza e a inocência que um dia carregou. 

Serviço
WWW para Freedom
Teatro do Sesc
Sábado, 11 de abril, 20h

Gostou? Compartilhe