De um lado, um grupo de crianças em um resgate nostálgico de brinquedos e brincadeiras. De outro, um casal em meio a devaneios de riqueza e luxo. Premiado pelo 1º Fundo Municipal de Cultura, o Grupo Timbre de Galo inicia, nesse final de semana, uma série de apresentações que levam os espetáculos “Um lugar de fantasia... Timbre conta poesia” e “O Bilhete” para cinco bairros da cidade.
O bairro Manoel Corralo é quem recebe a primeira apresentação de “Um lugar de fantasia...”, neste domingo, 19. Depois, o espetáculo será apresentado no bairro Zácchia, no dia 26, e no bairro Donária, no dia 1 de maio. Ainda, “O Bilhete” passará pelos bairros São José e Jaboticabal. Para o grupo, o Fundo é a oportunidade de levar arte a quem ainda está distante dela. “A possibilidade de um Fundo que apoie a cultura é de fundamental importância, pois traz dignidade à classe e contribui, fomentando as ações artísticas desenvolvidas no município. Quem acaba ganhando é a cidade que recebe iniciativas de todas as áreas. Nós, do Grupo Timbre de Galo, ficamos muito contentes em participar deste momento, oferecendo nossos espetáculos de forma aberta e gratuita nos bairros de Passo Fundo”, comenta o ator e pesquisador do grupo Edimar Rezende.
Um lugar
Para Aninha, Malu, Bartô e Joca a vida não está dentro da tela ou nos botões de um controle. Está, ainda, nas brincadeiras que exigem do corpo e da mente o contato com o outro. Juntos, sobem no palco e convidam o público para viver a aventura de resgatar um amigo perdido no universo da tecnologia. A busca pela essência de Betinho, um adulto preso no corpo de uma criança, é o que norteia o novo espetáculo do Grupo Timbre de Galo: Um lugar de fantasia, Timbre conta Poesia. Os quatro amigos decidem descobrir o porquê de Betinho não se entregar as brincadeiras e preferir ficar em casa, a frente de um computador. Insatisfeitos, tentam, através de brincadeiras e lembranças, reviver a infância dentro do amigo. Ainda que seja um espetáculo infantil, a peça é indicada para todas as idades e é um verdadeiro mergulho no universo da criança. Com poesia e música, traz o retrato de uma infância que, pouco a pouco, se perde em meio a tanta tecnologia.
Um bilhete
Pedro Paulo e Rosiméri são um casal comum. Somam sete anos de casados em uma rotina incansável entre a convivência e o trabalho. Porém, algo de novo sempre pode acontecer, mesmo para quem não tem expectativas para a mudança. A sorte pode sorrir e, quem sabe, virar do avesso a vida dos dois. Quem sabe, pelo destino, um bilhete de loteria caia nas mãos de Rosiméri? Um simples devaneio, um voo da imaginação: “E se fôssemos ricos?” A vida que parecia estável e segura – originada de 10 anos de uma relação – de repente parece absurda. O casal percebe aos poucos que tudo está amarrado por um laço que, por milagre, continua ali. Tudo poderia mudar se o tal bilhete fosse premiado e trouxesse consigo a promessa de uma vida nova. Inspirada no conto O Bilhete Premiado, de Anton Tchekhov, a peça do grupo Timbre de Galo segue há dois anos em cartaz.
Um lugar de fantasia... Timbre conta poesia será apresentado, neste domingo, no bairro Manoel Corralo, às 15h30, em frente à Escola Geni Araújo Rebechi. Além desta, mais duas apresentações estão programadas no final de abril e início de maio. Ainda, O Bilhete será apresentado em outros dois bairros em datas a definir.