Pérola é uma adolescente solitária que foge do próprio nome e prefere ser chamada de Lila. Crescendo sem a presença do pai, Lila mora com a mãe, o irmão e os avós na cidade de São Paulo. Se revezando entre as implicâncias dos colegas de turma e os sonhos que atrapalham suas noites, Lila é a personagem principal do Livro do Mês de abril: “Pérola, o ano do dragão”, escrito por Georgette Silen e Rosana Rios e ilustrado por Marco Antônio Godoy é a obra que guia as discussões da literatura neste mês. A autora Rosana Rios estará em Passo Fundo na próxima semana, nos dias 28, 29 e 30 de abril.
A vida de Pérola muda quando a jovem entra em uma loja de artigos orientais: lá, ela experimenta um bracelete em forma de dragão que se fixa em seu braço. Para pagar pelo preço do item, Pérola é obrigada a trabalhar na loja e a aprender a conviver com Lucas, filho da dona do estabelecimento. Aos poucos, Pérola começa a dividir a mente com Hien, um antigo ladrão chinês que está preso, há milhares de anos, dentro do bracelete que carrega no pulso. A partir disso, poderes estranhos, concedidos por uma deusa da mitologia chinesa, passam a habitar a vida da garota e ela passa por uma série de testes para sair viva da experiência de encontrar o bracelete. Entre a vida de uma adolescente que se preocupa com o fato de ser BV e uma antiga lenda milenar que volta à tona, “Pérola, o ano do dragão” é uma mistura de épocas e, através disso, faz o retrato da adolescência e dos conflitos que nela existem.
Para falar sobre a obra, Rosana Rios, que já tem mais de 130 livros publicados, participa de três encontros em Passo Fundo: o primeiro seminário acontece no dia 28 de abril, no Auditório do Centro de Educação em Tecnologia (CET), no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). A escritora conversará com acadêmicos do curso de Letras e público em geral. No dia seguinte (29/04), às 9h, a autora estará no Teatro do Sesc, onde conversará com alunos e professores de escolas municipais. No dia 30, também no Teatro do Sesc, às 9h, acontece o encontro com estudantes e professores de escolas estaduais e particulares.
Mentes paralelas
· 1 min de leitura