FAC CineFórum

FAC Cine Fórum. Discussões e exibições de filmes em cinco noites

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cinco filmes e, a partir deles, cinco debates que passeiam por todo o seu universo. Uma semana inteira onde a sétima arte é a dona de qualquer palco. Uma semana onde as discussões acadêmicas se voltam para a teoria e prática do cinema. A terceira edição do FAC Cine Fórum muda o cenário da Faculdade de Artes e Comunicação na próxima semana: de 11 a 15 de maio, a comunidade acadêmica terá a oportunidade de discutir cinema além do ponto de vista do espectador.

Evento já tradicional no calendário acadêmico da FAC, o CineFórum é a oportunidade de ampliar o conhecimento dos alunos na área do cinema e, ainda, de fortalecer projetos que já vem se desenvolvendo dentro desta temática. “Nós percebemos um interesse cada vez maior no evento. No ano passado, tivemos uma exibição com mais de 400 pessoas, e a presença de mais professores e alunos de outras áreas”, explica o professor do curso de Jornalismo Fábio Rockenbach. Além disso, segundo ele, a proposta de oferecer a exibição de filmes dos circuitos cultural e clássico é o que viabiliza o maior alcance do evento na cidade. “A área do Audiovisual ainda é muito pouco valorizada e oferece muito poucas opções em Passo Fundo. O Plano Municipal de Cultura está sendo formulado para fortalecer essa área, e eventos como o CineFórum ajudam a fortalecer ações nessa do tipo não só na UPF, mas fora dela também”, completa.

Épocas, gêneros e fenômenos sociais se misturam em meio aos estudantes e se apresentam através de cinco filmes: O preço do amanhã, O artista, O abutre, A teoria de tudo e Poucas e boas abrangem os cursos oferecidos pela unidade, mas buscam uma visão além deles. “A discussão pode ser muito maior, e é necessária essa abordagem porque, no final das contas, há público de diferentes áreas e cursos no Centro de Eventos e a multidisciplinaridade é importante. É o terceiro ano do evento, mas a primeira vez, por exemplo, que o curso de jornalismo escolhe um filme que fale sobre o jornalismo, com fortes discussões envolvendo ética e comportamento”, salienta o professor. Há, na semana cinematográfica da FAC, um pouco de tudo: “Há uma ficção científica distópica, um filme fortemente crítico quanto à mídia e a sociedade atuais, dois filmes biográficos, um deles assinado por Woody Allen e um vencedor do Oscar de melhor filme que fala de temas tão diversos quando a importância do som no cinema e as transformações a que está sujeito o processo artístico como um todo”, avalia.

A proposta, agora, é que o CineFórum possa ir além de sua proposta original: “A partir desse ano também teremos uma publicação oriunda das discussões, com artigos escritos pelos debatedores que será lançada anualmente, os Cadernos de Cinema da FAC. Então, com produção posterior, aceitação dos alunos, participação de outras unidades e sala lotada, a avaliação só pode ser positiva”, encerra Fábio. O evento acontece no Centro de Eventos da UPF, sempre às 19h20. Inscrições podem ser feitas até hoje, 8 de maio, no Nexjor - ao lado do DCE -, na UPF, no valor de R$ 10.

Programe-se:

Segunda-feira
O preço do amanhã (Ficção/Estados Unidos)
Debatedores:
Aline do Carmo
Adriano Canabarro

 

Terça-feira
O artista
(Drama – França/ Estados Unidos)
Debatedores:
Betinha Mânica
Margarida Pantaleão da Silva

 

Quarta-feira
O abutre
(Drama – Suspense / Estados Unidos)
Mediador:
Otávio José Klein
Debatedores:
Fábio Rockenbach
Gabriel Divan

 

Quinta-feira
A teoria de tudo (Drama – Inglaterra / Estados Unidos)
Debatedores:
Graciela Rene Ormezzano
Maria Célia Rossetto

 

Sexta-feira
Poucas e Boas (Drama – Estados Unidos)
Debatedores:
Gérson Luis Werlang
Cláudio Joaquim Wagner

 

Gostou? Compartilhe