Um palco. Um ator e uma atriz. Luz, trilha sonora discreta e nada mais. Através da força da simplicidade, um mundo carregado de intensidade se revela pelas curvas e nuances que Bruna Portella e Luan Vieira empregam em Ana e Aramís. Antes da Chuva, espetáculo apresentado na próxima terça-feira em Passo Fundo, se inspira em “O Leitor” de Bernhard Schlink, em “O amor nos tempos do cólera” de Gabriel Garcia Márquez e nas histórias pessoais de cada um para apresentar ao público uma história de espera, angústia e ansiedade.
Aramís encontra Ana numa casa abandonada, onde ela mora com a avó. O menino, na ocasião com 11 anos, é chantageado pela moça para que deixe que ela o veja nu e depois leia pra ela em voz alta. Inspirada pelas histórias de espionagem lidas pelo garoto, Ana planeja uma fuga no navio do Papa que passará em breve pelo povoado. Carregado de poética, Antes da Chuva se sustenta nas atuações de Bruna e Luan: de um lado, a força, intensidade e criatividade dela; do outro a delicadeza, minuciosidade e sutileza dele. A dualidade se reflete nos personagens: enquanto Ana é cheia de vida, respira liberdade e, intensa demais, busca o excesso em tudo, Aramís é tímido, franzino e encontra felicidade dentro dos livros. É, justamente, os movimentos de aproximação e distanciamento entre duas personalidades tão opostas que dão a Antes da Chuva a carga necessária para encantar.
A simplicidade dos cenários e a intensidade das atuações permitem que peça desenvolva a história de forma complexa: há passagem de tempo, mas não há troca de figurino ou cenário; há diferentes histórias que se desenrolam, mas o diálogo acontece apenas entre o casal. Nada em cena parece desconexo: ao mesmo tempo que Ana e Aramís parecem contar a vida um para o outro, a cumplicidade de Bruna e Luan fica aparente a cada movimento. Dirigido por Rodrigo Portella, o espetáculo nasceu em 2013 para se tornar uma espécie de jóia da Cia Cortejo. Proporciona, ao espectador, um mergulho em um universo desconhecido, carregado de beleza, amor, esperas, angústias e, sim... dor.
Antes de Chuva
Teatro do Sesc
12 de maio, 20h
Entrada gratuita