O que antes era apenas uma especulação acabou sendo confirmada nesta quarta-feira. O reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza anunciou, em entrevista coletiva, o cancelamento da 16ª edição da Jornada Nacional de Literatura, que aconteceria de 28 de setembro a 2 de outubro deste ano. Conforme o Reitor, uma consultoria já foi contratada visando a elaboração de um novo projeto de Jornada. "Vamos remodelar o Projeto Jornadas de Literatura", afirmou o reitor. Conforme ele, UPF e Prefeitura ainda buscariam alternativas, porém, o cancelamento se deu depois do anúncio antecipado feito pela Cordenadora das Jornadas, Tânia Rosing, ao jornal O Estadão. A notícia, publicada na manhã desta quarta-feira, surpreendeu toda a comunidade de Passo Fundo afirmando o cancelamento do evento na cidade.
O movimento literário deve seguir independente da realização da 16° edição. "A Universidade de Passo Fundo reafirma seu compromisso com o propósito das Jornadas Nacionais de Literatura e com a movimentação cultural pela formação de leitores", finalizou. Após 34 anos, está será a primeira vez que o evento deixa de ser realizado.
Comunicado Oficial
A Universidade de Passo Fundo tem, ao longo da história, marcado as suas ações pelo trabalho em prol da educação, da cultura e do desenvolvimento da comunidade. Nesse sentido, despendeu expressivos esforços a fim de garantir a realização de mais uma edição das Jornadas Nacionais de Literatura. No entanto, a conjuntura econômica nacional impõe um cenário de contenção e exige restrições de investimentos em atividades dos mais diferentes gêneros.
Desse modo, ante a incerteza desse momento, a realização de um evento de natureza tão grandiosa, não se mostra recomendado. Assim, a décima sexta edição da Jornada Nacional de Literatura e a oitava edição da Jornadinha Nacional de Literatura, previstas para o período de 28 de setembro a 2 de outubro de 2015, ficam canceladas, bem como a nona edição do Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura e a décima quarta edição do Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães. A Universidade de Passo Fundo reafirma o seu compromisso com o propósito das Jornadas Nacionais de Literatura e com a movimentação cultural pela formação de leitores.