Anjo destrambelhado

Entre as páginas, os traços e as cores de uma história de amor, acolhimento e encontro

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 “Era uma vez uma princesa e um príncipe que não conseguiam ser felizes para sempre. Um dia descobriram o que faltava. E não desistiram até encontrar o que, para eles, se chamava felicidade.”

Um Reino Inventado, um príncipe e uma princesa. A fuga de um livro, um encontro com fadas, borboletas, estrelas e anjos. Um deles, destrambelhado. Assim, em meio a traços infantis e um colorido que nasce no giz de cera, a história de Pablo Morenno ganha vida nas páginas do seu novo livro. O Anjo Destrambelhado já está disponível para venda, e conta parte da vida do próprio autor.

A procura e o encontro

Nas páginas de O Anjo Destrambelhado, a vida de Pablo se desenha e ganha os contornos da ilustradora Martina Schreiner. O príncipe e a princesa, em busca da felicidade, são Pablo e Daniela que, durante muito tempo, esperaram a chegada de Erick, filho adotivo do casal que, aos três anos de idade ajudou a formar uma nova família. “Um dos motivos para a criação dessa obra foi a falta de livros que trabalham o tema da adoção. Como sou escritor, uma das coisas que sempre incentivei foi que meu filho lesse livros. E eu não achava livros com essa temática, mas precisava explicar algumas coisas para ele. Decidi que eu mesmo faria”, inicia Pablo.

O Anjo Destrambelhado nasceu a partir dos questionamentos de Erick. “Um dia ele me pediu porque eu havia demorado para encontrar ele. Fui criando situações para explicar para ele. Quando ele via fotos minhas e da Dani (esposa de Pablo), ele perguntava: ‘onde eu estava?’. E eu dizia que, mesmo que não estivéssemos juntos, nós estávamos procurando por ele. Então foi uma história que nasceu em cima da necessidade de eu criar uma história que explicasse para ele, metaforicamente, a própria história dele”, acrescenta.

A importância da história

Pouco a pouco, Erick tomou a história contada pelo pai como a sua e Pablo viu nas reações do filho, o segredo para explicar o fato de crianças e casais se transformarem em pais e filhos. “É preciso explicar para a criança o motivo de ela ter uma história antes do casal e uma história que inicia a partir do encontro. E é preciso explicar o motivo de o casal também ter uma história antes da criança. São duas histórias que se encontram para formar uma nova história que precisa de sentido. E isso é maravilhoso! É uma mudança que acontece dentro da gente, no nosso imaginário”, comenta.

Para o autor, o jeito de contar um fato, nesse caso a adoção, muda o rumo da história e é capaz de transformar uma criança. “O Erick não se sente abandonado, ele sente que estava na casa errada e, por isso, demorou para nos encontrarmos. Eu explico que ele é nosso filho desde sempre, mas estava apenas no lugar errado”, ressalta Pablo.

O livro de Erick

Se, a história de Pablo se confunde com a de um príncipe em busca da felicidade, O Anjo Destrambelhado se confunde com o próprio Erick, hoje com quase seis anos. “Ele já viu os desenhos e adorou. Ele acompanhou o processo. Ele percebia o sentido de cada coisa. Inclusive, ele quer autografar o livro já que é a história da chegada dele e ele diz: ‘é o meu livro’”, lembra. 

O livro está sendo vndido a R$ 30 pela Editora Physalis.

Gostou? Compartilhe