Um encontro de culturas que tem no folclore o seu foco de debate, mas que, na sua essência, promove a integração entre os povos. Assim iniciou, nessa quinta-feira, dia 28 de maio, o Congresso Sul-Americano de Folclore - Dança e Tradição. O evento reúne em Passo Fundo grupos folclóricos de seis países da América Latina, Central e do Norte, para uma programação que inclui conversas, palestras, oficinas e apresentações artísticas.
O congresso é uma promoção da Universidade de Passo Fundo (UPF), por intermédio da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) e da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), e da Prefeitura Municipal de Passo Fundo e Associação Passo-Fundense de Dança (APD), com o apoio de várias entidades, e busca divulgar a cultura e mobilizar a comunidade acadêmica da UPF pela valorização do folclore, a partir do conhecimento. A abertura oficial foi realizada no Teatro do Sesc, na noite de quinta-feira, 28, e as atividades seguem até sábado, dia 30 de maio.
Presente na cerimônia de abertura do Congresso, o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, externou que é motivo de alegria e orgulho para a Universidade promover um congresso tão importante e que contribui para a cultura dos povos. “Desde o início de suas atividades, a UPF sempre primou por divulgar a cultura, e a realização deste Congresso vem ao encontro dessa postura, eis que oferece à comunidade não apenas contato com as experiências e vivências do Brasil, mas com a história de outros países, cujos representantes aqui estão para compartilhar as suas experiências, a sua cultura e tradição”, disse o reitor, que, na parte da tarde, havia recebido a visita dos grupos folclóricos em seu gabinete. Na oportunidade, os grupos realizaram uma apresentação artística no hall de entrada do Centro Administrativo.
Para a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Dalmolin, é importante promover o encontro entre os povos, o conhecimento da cultura e da identidade que se expressa por meio da dança e das diferentes formas de expressão artísticas, que mostram diferenças e semelhanças. “Com isso, podemos fazer com que as pessoas que entram em contato com esses povos possam compreender melhor a cultura dessa gente e possam senti-los mais próximos. O Congresso permite a aproximação entre pessoas que, embora vivam em contextos diferentes, têm muitas semelhanças enquanto humanos, e que precisam se encontrar e se conhecer, exercitar o diálogo, para que tantos outros intercâmbios e possibilidades aconteçam”, ressaltou.
A solenidade também contou com a presença da vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari; do secretário municipal de Cultura, Pedro Almeida; do secretário adjunto de Educação, Roger Teixeira Borges; da secretária de Administração, Marlise Lamaison Soares; do presidente da Passo Tur, Daniel Lé; e de representantes de outras entidades apoiadoras. Na oportunidade, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Dalmolin, prestou uma homenagem ao idealizador do Festival do Folclore, Paulo Dutra, a quem entregou uma placa em reconhecimento ao trabalho realizado em prol da cultura.
Congresso
De acordo com o coordenador do Grupo de Danças Folclóricas da UPF e também coordenador do Congresso, Luís Gustavo Maias, as interações dos grupos serão realizadas em 12 escolas do município. “Temos um grande evento que é o Festival de Folclore, mas queríamos algo mais didático, voltado aos alunos, onde os grupos interagissem diretamente. Essa é a proposta do Congresso: os grupos vão até as escolas, apresentam o seu folclore, o debate, a exposição, realizam oficinas e fazem apresentações”, explicou.
A abertura oficial contou com apresentação dos grupos folclóricos Ballet Argentino Bien Riojano (Argentina), Corporacion Folclorica Mercure (Colombia), Ballet Folclórico Nacional Inti Raymi (Equador), Grupo Folclórico Costa Rica (San José/Costa Rica), Dance Art - Escuela de Expresion Danza Y Art (México) e Rayni Folclore del Peru (Peru).
Programação
A programação encerra no sábado, dia 30 de maio. Uma palestra intitulada “Troca de ideias e culturas” acontece às 8h30min, no Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), e, às 10h, acontece uma apresentação dos grupos no Ginásio da Feff, ambas no Campus I.
O jantar e a apresentação de encerramento serão realizadas na sede social do Clube Recreativo Juvenil, a partir das 20h. Informações sobre a aquisição de ingressos podem ser obtidas na Divisão de Extensão da UPF, pelo telefone (54) 3316-8371.
Um encontro de culturas por meio do folclore
· 3 min de leitura