UPF anuncia nova coordenadora das Jornadas Literárias

Anúncio foi feito na manhã dessa terça-feira através de nota oficial

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Universidade de Passo Fundo comunicou na manhã desta terça-feira, através de nota oficial, anunciou a nova coordenadora geral das Jornadas Literárias. O nome escolhido foi o da  professora Dra. Fabiane Verardi Burlamaque. "O plano estratégico que ampara essas adequações está sendo construído e aprofundado pelos diferentes atores e instituições em promoverem essa manifestação cultural e deve ser concretizado para a edição de 2017", revela a nota. 

A 16ª edição da Jornada, prevista para acontecer entre 28 de setembro a 2 de outubro, foi cancelada em virtude de falta de recursos. 

Confira a nota na íntegra

Ao longo de quase 47 anos de história, as ações da Universidade de Passo Fundo (UPF) têm sido pautadas pelo trabalho em prol da educação, da cultura e do desenvolvimento da comunidade, e o compromisso com o propósito das Jornadas Nacionais de Literatura e com a movimentação cultural pela formação de leitores é reiterado pela Instituição.

Nesse sentido, nessa segunda-feira (01/06), a Reitoria da UPF e o colegiado do curso de Letras reuniram-se para definir a nova coordenação geral das Jornadas Literárias. O nome da professora Dra. Fabiane Verardi Burlamaque foi sugerido pela Comissão Organizadora das Jornadas e, após apreciação, foi referendado por unanimidade pelos professores que compõem o curso de Letras, por tratar-se de uma profissional já comprometida com o trabalho e identificada com os ideais que vêm norteando a Jornada de Literatura. Fabiane é a atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF, dos cursos de mestrado e doutorado, e tem sólida atuação na área da literatura, participando desde 2004 da Comissão Organizadora das Jornadas, com longa trajetória em pesquisa na área de leitura, formação do leitor e na área de literatura infantil e juvenil. A professora Dra. Tania Rösing continuará integrando e apoiando a equipe responsável pela condução dessa movimentação cultural na UPF.

Esse encaminhamento é pautado no fato de que a alternância nas coordenações é prática habitual na UPF, instituição de ensino superior comunitária que prima pelo envolvimento de pessoas na gestão da Universidade. Como já comunicado em manifestações anteriores, faz-se necessário uma reestruturação no formato das Jornadas, com o objetivo de torná-las autossustentáveis financeiramente e acessíveis a um público ainda maior. O plano estratégico que ampara essas adequações está sendo construído e aprofundado pelos diferentes atores e instituições em promoverem essa manifestação cultural e deve ser concretizado para a edição de 2017.

 

Leia também: 

 

Gostou? Compartilhe