Criado em 2011, o Fundo de Cultura foi a fórmula encontrada para incentivar a cultura no município, com uma alternativa de financiamento para artistas, produtores e agentes culturais da cidade. A Prefeitura de Passo Fundo está lançando o segundo edital do Funcultura, que deverá proporcionar financiamento a projetos culturais realizados no município. Na primeira edição, mais de 50 projetos foram inscritos e oito contemplados em diferentes modalidades: teatro, música, literatura e eventos culturais. “Seguimos com o compromisso de valorizar os projetos realizados em nossa cidade”, afirmou o prefeito Luciano Azevedo.
Conforme o secretário de Cultura e presidente do Conselho, Pedro Almeida, essa é a chance aguardada pelos projetos que não puderam ser contemplados na primeira edição. “Trata-se de um mecanismo democrático para acesso aos recursos que contemplam várias áreas. É um motivo de alegria para a comunidade cultural o lançamento desta segunda edição do FUNCULTURA”, observou. Os recursos para desenvolvimento dos projetos contemplados são oriundos do FUNCULTURA, com aporte financeiro de R$ 80 mil, divididos em oito projetos de R$ 10 mil, financiando 100% de cada projeto.
O projeto deverá ser inscrito na área específica e as inscrições estarão abertas pelo prazo de 45 dias corridos, a partir do primeiro dia útil a publicação do edital. Os interessados devem apresentar seus projetos à Secretaria Municipal de Cultura, que os encaminhará para o Conselho Municipal de Cultura para a avaliação na comissão. Para esta segunda edição, os projetos beneficiados em 2014 não poderão participar. “Essa foi a ressalva discutida e aprovada pelo Conselho administrativo do Funcultura para esta segunda edição”, salientou Pedro Almeida.
Projetos 2014
Foram premiados os seguintes projetos: Noleis das Ruas; Catedral História e Tradição; Rede de Memórias; Momento Patrimônio; Teatro nos Bairros; Faixa da Cidadania; Oficinas de Danças e Capoeira; Mais Arte e Alegria no Lar dos Idosos Nossa Senhora da Luz.