De volta às terras encantadas

Espetáculo promove retorno das crianças ao mundo de Chapeuzinho Vermelho e do Lobo Mau através da magia dos bonecos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quando a tecnologia leva crianças a mundos extraordinários e as colocam diante das telo de computadores por horas intermináveis, empreendendo autênticas viagens virtuais, é preciso que alguém as lembre que existem outros meios que podem transportá-las a Terras Encantadas. São as aventuras que ajudam a formar cidadãos mais corajosos e é através do teatro que as ideias entram em cena para que as próprias crianças produzam a materialização dos sonhos.

Dando continuidade ao seu Programa Nacional de Formação de Plateias, o Teatro da Juventude do Rio de Janeiro, chega a sua XLI Temporada Nacional de forma ininterrupta, produzindo o espetáculo “Chapeuzinho Vermelho ou Diário do Lobo Mau” adaptado do conto clássico de Charles Perrault, que será apresentado nesse sábado (04), às 16 horas no Teatro Municipal Múcio de Castro. De acordo com o teatrólogo da companhia, Luiz Arthur, a chave do trabalho do grupo é a simplicidade, marca que, ao longo das décadas, tem colocado o Teatro numa posição de vanguarda nessa campo. “O teatro mais uma vez serve como meio importante para a formação do indivíduo, pois só a arte é capaz de proporcionar horas de encantamento e durante esses momentos estimular o questionamento, que no fim das contas vai proporcionar um real crescimento do indivíduo, seja numa peça de Ésquilo ou mesmo num conto infantil”, destaca.

Em “Chapeuzinho Vermelho ou o Diário do Lobo Mau” as personagens surgem na cena ora na interpretação viva do ator, ora através da magia dos bonecos, numa sequência estimulante e que desperta a atenção indispensável exigida pelo teatro para narrar o que o Lobo Mau escreveu em seu diário, reclamando que tudo que faz dá errado. O diálogo entre o Lobo e Chapeuzinho provoca questionamentos nas crianças que se deparam com o eterno conflito entre o bem e o mal. Para Luiz Arthur, que produz e dirige a peça, o mais importante de seu trabalho é que as produções sempre respeitam a inteligência da criança e o envolvimento com o espetáculo se dá de acordo com a faixa etária: os bem pequenos através do lúdico e aos maiores provocando a ação intelectual. “Acreditamos numa estória bem contada, numa brincadeira inteligentemente armada e na mensagem sinceramente transmitida”, finaliza.

A peça faz parte da programação desse mês do Teatro Municipal que contará com espetáculos teatrais e musicais todas as sextas, sábados e domingos até o dia 24. Os ingressos podem ser adquiridos a partir das 14h de sábado, em frente ao Teatro.

Confira a programação completa:


04 de julho – 16h
Peça teatral Chapeuzinho Vermelho e o Diário Do Lobo Mau
Teatro da Juventude (RJ)

10 de julho – 20h
Peça teatral Por Uma Vida Saudável
Carlinhos Tabajara

11 de julho – 20h
Peça teatral Por Uma Vida Saudável
Carlinhos Tabajara

12 de julho – 20h
Apresentação musical Sertaneja Raiz
Quarteto Morada

17 de julho – 20h
Apresentação musical Em Retrato
Grupo Os Tropeiros de Passo Fundo

18 de julho – 20h
Stand-up comedy
Márcio Meneghel

19 de julho – 20h
Stand-up comedy
Márcio Meneghel

24 de julho – 20h
História (des)contada
Teatro Depois da Chuva

Gostou? Compartilhe