Neste sábado (04), os palhaços Canela e Eustáquio seguem sua busca por uma nova terra. Dessa vez, a busca deve partir da escola Maria Dolores, no bairro Santa Marta. A iniciativa faz parte do projeto Faixa da Cidadania - um dos selecionados no primeiro prêmio municipal de incentivo a cultura, o Funcultura - que leva a peça Faixa de Graça aos territórios periféricos que concentram a população em situação de vulnerabilidade social de Passo Fundo, fomentando o acesso à arte pública, ressignificando esses lugares como possíveis espaços de produção de cidadania e arte.
O espetáculo traz os palhaços Canela (Miraldi Junior) e Eustáquio (Guto Pasini) que, desgarrados no mundo, partem na busca de uma nova terra. Caminhando e tombando e tornando a tombar decidem fundar um novo país. Através do olhar ingênuo e transgressor do palhaço procuram uma nova realidade onde a alegria, a brincadeira e a felicidade são elementos fundamentais na construção desse novo território. O espetáculo é livre para todas as idades, além de uma excelente oportunidade de levar toda a família para assistir teatro.
Após as apresentações, acontecerá uma roda de conversa, com o objetivo de relatar o processo do Grupo na construção da peça, dialogando com os presentes, instigando a reflexão sobre cidadania e diretos humanos. O debate contará com apoio da Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo, organização social que tem 30 anos de atuação na promoção dos direitos humanos. Serão seis apresentações pelos bairros da cidade. O primeiro a receber o espetáculo foi o Bairro Valinhos na Escola Sebastião Rocha. O grupo também pelos bairros Morada do Sol, São Luiz Gonzaga e Jaboticabal. Neste sabádo a apresentação será às 15h na Escola Maria Dolores, no bairro Santa Marta.