Do analista ao paciente

Adaptação de O Analista de Bagé, Peidei no Divã é uma produção dos alunos da Escola de Atores e acontece em duas sessões neste domingo

Por
· 2 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No divã, uma série de situações. Na mente de um analista, uma história capaz de identificar cada caso. No paciente, a ansiedade por descobrir o que o atormenta. Baseado em O Analista de Bagé, de Luís Fernando Veríssimo, Peidei no Divã faz uma adaptação do texto do escritor e, ainda, coloca o teatro amador em cima do palco: o espetáculo, apresentado neste domingo, é parte de um projeto da Dia Indústria da Arte que envolve a formação teatral em um gênero específico; aqui, a comédia é dona do espaço.

A proposta do projeto da Dia desafia os alunos a aprender teatro na prática: depois de estudar a teoria de um gênero, eles montam um espetáculo e apresentam para a comunidade. “O espetáculo foi todo concebido pelos próprios alunos, com a direção do professor Felipe Lemos. A ideia é fazer algo totalmente diferente de tudo que a gente já fez. Nesse espetáculo o objetivo não é fazer pensar, mostrar habilidades artísticas ou emocionar. É só fazer rir, que é a síntese da comédia”, inicia o diretor da Escola de Atores Iussen Seelig. “Depois de quase 6 anos montando espetáculos diariamente de domingo á domingo, nos permitimos ousar. Não é um espetáculo de improviso, mas é quase. Os alunos recebem os textos, montam seus personagens. As cenas são dirigidas para colocarem uma ordem de entendimento para o espectador e em uma semana eles já apresentam”, acrescenta o diretor. O desafio é grande, mas, ao mesmo tempo, libertador. “Mostramos que também podemos fazer espetáculos num outro processo, que não leve messes ou anos para eles subirem ao palco e, na prática, experimentarem o gosto do teatro”, complementa.

Dirigido por Felipe Lemos, o espetáculo montado pelos alunos recria algumas cenas do texto original e dá uma nova versão para elas. “ O espetáculo faz uma revisão nos pacientes d’ O Analista de Bagé. Para cada paciente o analista criava uma história pra revelar o que de fato o paciente tinha. Daquele jeito bronco e sem frescura. E o espetáculo é um apanhado desses caso. No mesmo estilo humor pastelão, com pequenas esquetes que juntam formam a história. O nosso principal objetivos é criar personagens cômicos, que vão contar a sua história. Dessa vez o foco não está no Analista, mas sim nos seus pacientes que não são nenhum pouco convencionais”, explica Felipe que acrescenta, também, que a peça é um retrato da loucura humana. “Não a loucura clínica, mas a vontade de se enquadrar. Sendo que ninguém é igual a ninguém”.

Para a Escola de Atores esse é um projeto que estimula o gosto não só pelo palco, mas por fazer teatro da forma mais completa. “Quando o mestre Stanislavski lançou seu método ele disse:’ Tá aqui meu método de trabalho, usem a vontade até que acharem que é util. Mas, por favor criem o seu’. E essa é a ideia: que cada aluno trabalhe essas formas de preparação para irem criando a sua. Aquela que lhe serve como ator e ou que sirva para aquele trabalho. E os alunos são avaliados dessa forma na capacidade de se dedicarem a uma técnica, mas principalmente na capacidade de criar algo. Algo que é só sentido pelo público, pela sua reação e pela catarse que é criada no espetáculo”, encerra Iussen. 

Peidei no Divã
26 de julho
19h e 21h
Escola de Atores
Os ingressos podem ser adquiridos de forma antecipada na Escola de Atores. E quem comprar até sábado á noite paga meia entrada, ficando apenas R$ 15,00. Na hora o ingresso será R$30,00 e é sujeito a disponibilidade.

Texto: Luís Fernando Veríssimo

Adaptação: Felipe Lemos e Duda Ongaratto

Direção: Felipe Lemos

Elenco: Maicon Ribeiro, Marina Morais, Duda Ongaratto, Andrey Oliveira, Aléxia Lang, Ketrin Peruzzo, Andressa Aguiar, Jéssica Alves, Bia Ferrero, Cintia Medeiros, Diônatan Prates, Deméter Zoehler Ferreira, Karla Scorsatto, Gabriel Ribas, Lucas Rossano, Diego Constant e Amanda Fragata.

Produção: Karla Scorsatto, Gabriel Ribas, Ketrin Peruzzo, Aléxia Lang, Marina Morais, Bárbara Pfluck e Mariana da Rosa.

Gostou? Compartilhe