Debater sobre a falta de alternativas de uma grande parcela da população no que diz respeito à identidade na sua atividade laboral é o objetivo do cine-debate promovido pelo projeto “Inserção produtiva e trabalho decente: assessoria em economia solidária no município de Passo Fundo”, com o apoio e a organização do projeto Ponto de Cinema, ambos ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF).
Com o tema “Trabalho, subjetividade e sofrimento: relações de trabalho na contemporaneidade”, o cine-debate será realizado no dia 3 de setembro, a partir das 19h30min, no auditório da Biblioteca Central. Com a intenção de problematizar a realidade do mundo do trabalho para os trabalhadores braçais, o debate será baseado em um documentário chamado Carne e Osso e terá como ministrantes o professor Ivan Dourado e o presidente do Sindicato da Alimentação de Tapejara e região Josimar Luiz Cecchin.
O documentário, que trabalha com depoimentos e imagens reais do trabalho nos frigoríficos do Brasil – entidades que têm expressiva parcela do montante nacional instalada no Rio Grande do Sul –, permitirá que sejam expostas teorias e relatos de pesquisadores que estudam o tema, ampliando o escopo de debate para o interior da universidade.
Para Dourado, é preciso que os acadêmicos tenham espaços para pensar cientificamente sobre a realidade do trabalho no Brasil. “Esse tema é relevante para construir problematizações teóricas e práticas, que pautem uma realidade empírica vivida pelos trabalhadores e que deve ser pensada pelos universitários brasileiros”, conta. O cine-debate é destinado aos acadêmicos da UPF e é aberto à comunidade. Aos alunos, será fornecido certificado de horas complementares.
Cine-debate discute as relações de trabalho na contemporaneidade
· 1 min de leitura