A realidade das crianças e adolescentes que integram a ONG Amor, de Passo Fundo, é o tema da exposição “Eu existo”, da fotógrafa Néia Moresco. O conjunto de 60 trabalhos em formato 0,20 cm por 0,30 cm impressos em papel perolizado traz um recorte das vivências das crianças nas atividades promovidas pela ONG Amor. A exposição acontece até o dia 26 de setembro, de segunda à sexta, das 8 horas às 22 horas e no sábado das 8 horas às 17 horas no Instituto Mix de Profissões, localizado na Rua Saldanha Marinho, 537. O custo do ingresso é uma doação de 1 kg de alimento não perecível ou qualquer valor em dinheiro para ajudar nos custos da ONG.
A fotógrafa explica que ao fotografar as crianças sentiu uma necessidade muito forte delas se expressarem “A força do olhar delas me impressionou. Nas fotos é possível identificar que elas precisam mostrar aos outros que elas existem”, relata. Consciente dessa necessidade, a fotógrafa montou a exposição “Eu existo” para que a sociedade também possa ser expectadora das vivências dessas crianças dentro da ONG, além delas próprias, que também visitaram a exposição na última semana e puderam se ver retratadas nas imagens. No final, os retratados poderão ficar com suas fotografias. “Vou devolver a eles o que a eles pertence”, disse Néia.
Giovana Aparecida Fernandes, Denise Pacheco dos Santos e Alessandra Vieira, de 12, 13 e 14 anos, respectivamente, nunca tinham participado de uma sessão fotográfica. A experiência delas se resumia as fotos registradas pelos celulares de alguns familiares. Ao participarem das fotos, além de se verem de uma maneira inédita, ainda puderam descobrir um pouco sobre o mundo da fotografia. “Eu achei que todos meus amigos ficaram bonitos. Mas eu gostei mais da câmera fotográfica. Acho que vou ser fotógrafa quando eu for adulta”, disse Alessandra, toda contente com a possibilidade de fazer um curso e sonhar com uma profissão.
O presidente da ONG Amor, Milton Menezes, explica que ações voluntárias como essas são importantes para construir a identidade das crianças. “Elas estão acostumadas ao mundo delas onde a violência e pobreza estão muito presentes e nesse mundo não há sonhos de futuro, mas o mundo externo tem muito a oferecer. Por isso, a importância de atividades que abram a mente delas, promovam a sua inserção do mundo e as incentivam a serem cidadãos ativos”, destaca.
A coordenadora do Instituto Mix, Etiene Gafforelli, acredita que a vivência das crianças e adolescentes, através das fotos e da exposição, amplia o horizonte delas sobre o seu espaço, além de mostrar para a comunidade o trabalho realizado na ONG. “É incrível perceber a valorização individual de cada criança refletindo na sua autoestima e perspectiva de futuro. Para nós a exposição é um ato de reflexão sobre a realidade destas crianças”, enfatiza.
ONG Amor
A ONG Amor atende há quase quatro anos crianças e jovens, com idades entre 2 e 16 anos. Elas participam diariamente de diversas oficinas, reforço escolar e atendimento psicológico. Além desse atendimento, a entidade também mantém o Programa de Geração de Trabalho e Renda que possui uma padaria, onde pessoas da comunidade aprendem a fazer pães, bolos, folhados, salgados e, com a venda dos produtos, criam uma nova alternativa de renda para as famílias. No local há ainda distribuição de agasalhos, alimentos, eletrodomésticos e móveis para a população carente. Quem tiver interesse em colaborar pode entrar em contato pelos telefones (54) 3313-6939 ou (54) 9982-7310 ou pelo e-mail [email protected] e escolher a melhor forma de fazer uma doação. A ONG Amor também necessita de voluntários.
Serviço:
Exposição fotográfica “Eu existo”
Até o dia 21 de setembro, das 8h às 22 horas e aos sábados das 8h às 17 horas.
Local: Instituto Mix de Profissões
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 537 – Centro – Passo Fundo
Informações: ONG Amor (54) 3313-6939 ou (54) 9982-7310