AnimeTchê!

Focado na cultura pop oriental o evento acontece desde 2007

Por
· 3 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

De um lado, personagens passeando entre os corredores de um prédio que, tradicionalmente, abriga estudantes universitários. Do outro, uma sala onde a música coreana é o centro das atenções. Não é só isso: há aqueles desenhando, competindo em jogos ou, ainda, cantando a música dos seus desenhos preferido. O cenário pode ter mudado bastante, mas a essência é a mesma desde 2007: a 9º Anime Tchê, tradicional evento da cultura nerd, em Passo Fundo, acontece neste sábado, a partir das 9h, na Imed e promete reunir fãs - crianças, jovens e adultos - da cultura geek e da cultura oriental.

Uma cultura diferente
Todo ano, um grupo de 30 pessoas se reúne para pensar no que a cidade de Passo Fundo gostaria de ver em um evento que, na sua essência, é uma celebração e resgate da cultura japonesa e coreana. Eles, jovens de 14 a 30 anos, se baseiam na receptividade do público e naquilo que eles mesmos gostam para dar o rosto ao evento. “Temos um grupo que se chama Anime Tchê e, nessa equipe, estão pessoas que já foram no evento ou que se interessam pela iniciativa. Acreditamos que é um evento que vem com a ideia de agregar valor cultural para nossa juventude, mostrar que um evento jovem pode e traz muito valor cultural para todos os participantes”, inicia Johny Kossmann, um dos organizadores do Anime Tchê. Ele acrescenta que o aumento de participantes, a cada ano, é uma prova de que o evento é capaz de dar uma resposta aos anseios dos jovens que buscam entretenimento e cultura na cidade. “A cada ano que realizamos, nosso número de participantes só aumenta. Isso mostra que a própria cidade já reconhece o Anime Tchê como um evento que representa a juventude, não só de Passo Fundo, mas da nossa região”, completa.


Da música aos jogos
De forma simples, o Anime Tchê se volta para o desenho japonês, ou anime, e para os quadrinhos, chamados de mangá. Com o passar dos anos, a cultura nerd e a cultura geek ganharam espaço no evento. Temas como Harry Potter e Star Wars passeiam, à vontade, entre os grandes olhos, característica tradicional do desenho japonês.  “A ideia do evento é trazer entretenimento e identificação com esses assuntos e promover, cada vez mais, essa cultura que é tão popular no Brasil inteiro”, complementa Johny. O diferencial, em Passo Fundo, é o Concurso de Cosplay: “Os participantes se vestem de acordo com algum dos personagens que gosta e uma bancada avalia o mais parecido. Os três primeiros ganham premiações”, explica. Além disso, os participantes ainda podem participar das salas voltadas para RPG - que é uma espécie de jogo de interpretação de papeis, baseado em aventuras literárias -, K-POP - música coreana em alta no mundo inteiro - e, também, concursos de desenho e campeonatos de videogame, de cards  game e, ainda, de um Animekêe com, onde os participantes cantam as músicas de seus animes preferidos. Além das atividades tradicionais e das lojas, o Anime Tchê, este ano, Ronaldo de Azevedo, criador do canal Gato Galactico e da websérie Cueio, onde faz as animações, sonorização, roteiros e dublagens, para um bate papo sobre sua trajetória e também sobre criatividade.

Passo Fundo em destaque
Para os organizadores, todas essas atividades são uma forma de colocar Passo Fundo em um circuito cultural e, ainda, de oferecer algo para os jovens da cidade e região. “A importância do Anime Tchê para todos nós, é trazer um evento que é realizado em grandes cidades para a nossa cidade mostrando que a cada dia nos tornamos mais independente culturalmente, mostrando que crescemos ao lado da cultura e diversão, não só para os jovens, mas para a família inteira que pode ir e se sentir à vontade com muita diversão e interação com atrações diferenciadas”, comenta. “Agregar essa cultura jovem é mostrar que estamos em uma geração de fazer e trazer coisas novas para nossa cidade e estado”, completa Johny Kosmann.

O AnimeTchê acontece neste sábado, 12, na Imed Faculdade Meridional, a partir das 9h e segue até às 17h30. O valor do ingresso é de R$ 15 e pode ser comprado na hora ou antecipadamente nas lojas Beco do Robô, Shoptech, Shopgeek e Razor Informática.
Alunos da Imed podem comprar o ingresso no dia do evento a R$5 apresentando carteirinha estudantil. 

Anime Tchê
12 de setembro, 9h às 17h30
Faculdade Imed
Ingressos nas lojas Beco do Robô, Shoptech, Shopgeek e Razor Informática

Gostou? Compartilhe