Na melodia, uma homenagem à cultura gaúcha. No traje, o retrato de um povo. Na voz, a lembrança de um tempo antigo, celebrado e revivido em setembro. O espetáculo “Canções do Sul”, com Dadá Lima e Luciano Gradaschi, acontece na noite deste sábado, no Teatro do Sesc, e faz parte das comemorações do 20 de Setembro na cidade. O evento está programado para as 20h, no Teatro do Sesc (Av. Brasil, 30) e tem ingressos a R$ 7. No palco, o resgate da música regional gaúcha através da música brasileira.
A parceria entre Luciano e Dadá vai além do palco e se concretiza em uma amizade que já dura mais de 15 anos. O encontro da dupla aconteceu na estrada: em uma viagem para Rússia e Israel, para um Festival de Folclore, foi o início de uma parceria que encontraria na música a melhor forma de se expressar. E foi em meio à música que o Canções do Sul surgiu. “Esta ideia surgiu no inicio deste ano com o projeto Música na Praça, organizado pela associação de músicos e compositores de Passo Fundo. Nesta mesma época os amigos Edegar Junior e a Andressa Pagnussat entraram em contato com a e nós gostamos muito da proposta”, explica Dadá. Juntos, pensaram que a música, o entretenimento e a reflexão deveriam nortear a ação no palco. “O objetivo do show não é apenas o entretenimento e sim fazer com que os espectadores reflitam com músicas, mas com temas sociais, urbanos e, claro, o amor não pode faltar. Pensamos que a música tem o dever de fazer as pessoas refletirem, não podemos apenas cantar por cantar”, comenta o músico. “O público com certeza vai assistir um show com muita música de qualidade, mas queremos que os espectadores de divirtam também, então podem ir preparados para participar junto com a gente”, adianta.
Além da proposta musical, o espetáculo envolve, também, uma essência de resgate à cultura gaúcha. “Nós gostamos muito de músicas que tenham algo de fundamento, isso se dirige a vários gêneros da música. Falando em preservar a cultura nossa, é essencial que mostremos o que ha de melhor no nosso estado”.Além de Luciano e Dadá, Canções do Sul traz, pára o palco, o Grupo Poncho Velho Músicos (Márcio Dutra no acordeon, Edevaldo Silva na percussão e Sandro Pires no contra baixo) e, ainda, o violinista Vanderson Lima, músico passo-fundense que está radicado em Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul. “A participação do Grupo Poncho Velho vai dar uma cara de Festival para as músicas apresentadas, até porque muitas destas canções que estão no repertório, foram campeãs dos festivais nativistas. E Vanderson Lima vem especialmente pra abrilhantar nosso show”, conta Dadá. O show tem duração de 90 minutos e a classificação etária é livre. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Passo Fundo pelo telefone (54) 3313.4318.
“Canções do Sul” – Dadá Lima e Luciano Gradashi
12 de setembro, 20h
Teatro do Sesc (Av. Brasil, 30)
Ingressos: R$ 7 para comerciários e dependentes com Cartão Sesc/ Senac