No palco, apenas sonetos de amor. Nas melodias, puro romantismo. Na voz, declarações. Assim, em meio ao sentimento mais cultuado da música e da literatura, é que acontece o encontro do Poética - Segunda da Afetividade, nesta segunda-feira, 14. Enquanto a literatura fica a cargo de quem escolhe o microfone para declamar aquilo que escreveu ou aquilo que o inspirou, a música será responsabilidade do Duo Allduo, formado por Aline Bouvié e Guilherme Gambetta da Silva.
Com coordenação de Afani Carla Baruffi, Miguel Rettenmaier, Jacqueline Ahlert e Tau Golin, Poética é a oportunidade de a plateia se tornar personagem: além de conversas abertas sobre escritores, roda de poesia e autores presentes, o público ganha voz e espaço para falar aquilo que escreveu. E em meio a literatura e a arte, a música fala do tema explorado a cada encontro. Desta vez, Allduo aborda, através de uma instrumentação clássica da música popular, voz e violão, sonoridades que fundem a linguagem da música popular e erudita, constituindo uma performance instrumental refinada que aborda vasto repertório que se estende do samba ao rock, da bossa ao reggae e ao erudito. “As melodias são uma constante em minha vida. Desde criança cantava, inventava, tocava. Ao ingressar no curso de música da Universidade de Passo Fundo, aos 17 anos, a brincadeira virou coisa séria e se iniciou meu aperfeiçoamento e profissionalização”, conta Aline que, no 1º Festival de Música do Passo conquistou o prêmio de melhor intérprete e 2° lugar de melhor canção inédita.
Ao lado de Aline está Guilherme: graduado em Licenciatura em Música e Bacharel em Violão pela Universidade de Passo Fundo, atua como professor de violão e guitarra, faz parte do grupo Wagner & Cia participando como instrumentista e diretor musical de shows temáticos que dão ênfase ao repertório de música brasileira. Atua também como violonista e guitarrista em diversos eventos e bandas covers.
Poética - Segunda da Afetividade é promovido pela Confraria da Afetividade e é uma atividade permanente, com periodicidade quinzenal, sempre às 19h, no Backstage. O evento é aberto ao público. Na programação, conversa sobre escritores, em especial poetas, roda de poesia, autores presentes mostrando seus versos (sem necessidade de convite), público falando de seus poetas e dizendo poemas. O próximo encontro, além do dia 14, é dia 28 de setembro.