As narrativas seriadas, séries conhecidas originalmente por serem apresentadas na TV, têm se adequado e conquistado cada vez mais espaço em outras mídias. Perceber como funcionam as narrativas seriadas e compreender como esse formato se adapta às novas mídias é o objetivo do projeto de extensão Ponto de Cinema, vinculado à Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF), que realiza, em parceria com a produtora Cine Um, o curso “Narrativas seriadas: da TV às novas mídias”. Ministrado por Sheron Neves, o encontro será no dia 3 de outubro, das 14h às 19h30min, no auditório da Acisa.
As séries deixaram de ser vistas como subprodutos feitos para preencher a grade de programação da TV e se consagraram como uma plataforma de qualidade e rentabilidade. O idealizador do projeto, professor Fábio Rockenbach, explica que essas produções são a grande mania da área há pelo menos cinco anos. “Percebo isso pelos meus alunos de audiovisual: a maior parte deles escolhe dedicar seu tempo a assistir séries – pela duração, pela fidelidade, pela facilidade de absorção do conteúdo – do que filmes.”
O curso fará uma análise sobre a narrativa seriada e a televisão contemporânea, dos novos formatos de produção, exibição e interação com o público. Esse processo evolutivo e o impacto na web também farão parte da discussão, projetando ainda o que se pode esperar das séries nos próximos anos.
As narrativas seriadas
Desde as primeiras produções narrativas, as séries têm passado por evoluções. Em seu formato, privilegia cada capítulo com uma história fechada em si, até os grandes arcos dramáticos que acompanham temporadas inteiras e exigem que o público acompanhe todos os episódios. É um nicho de mercado que atrai cada vez mais profissionais consagrados do cinema e cuja qualidade se aproxima ou muitas vezes ultrapassa a de muitos filmes com mais recurso e tempo de produção, graças ao investimento de empresas como a HBO, a Starz, AMC e Netflix. Alguns exemplos podem ser vistos nas séries Breaking Bad, Mad Men, House of Cards e Mr. Robot e comprovados pela fidelidade gerada por séries como Game of Thrones.
Enquanto os grandes estúdios de cinema têm se voltado cada vez mais para resultados comerciais, a TV paga vem se tornando terreno fértil para a experimentação, liderando uma grande transformação no cenário mundial de entretenimento.
As plataformas de streaming - a Netflix - não apenas mudou a forma como as séries são entregues ao público, mas também a forma como o público se relaciona com essas séries. Rockenbach explica que a Netflix mudou o paradigma de provocar o espectador e fazê-lo esperar por uma semana para o próximo capítulo. Quando se fala de streaming, é importante perceber que outras mídias além da TV e do computador foram assimiladas a esse processo.
Sheron Neves
Publicitária com pós-graduação em marketing e dois mestrados na área de "Media Studies" pela Birkbeck, University of London. Professora na ESPM-Sul ("MBA Branding" e "Marketing Digital"), na Unisinos (especialização em "Televisão e Convergência") e PUCRS (especialização em "Branding de Conexão"). É também editora do blog Meditation in an Emergency.
Inscrições
O curso é aberto a toda a comunidade e está com as inscrições abertas, que devem ser efetuadas no site da produtora Cine Um. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 9320-2714 ou no e-mail [email protected].