Show reúne três virtuoses do violão

Yanel, Yamandu e Gabriel se apresentam neste sábado no CTG Lalau Miranda

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 Dois shows em Passo Fundo neste final de semana colocam mãe e filho em diferentes palcos. No sábado, o violonista Yamandu Costa retorna à terra natal para  o Encontro  Guitarras Campeiras, no CTG Lalau Miranda, ao lado de seu mestre, o argentino Lucio Yanel, e do amigo Gabriel Selvage, outra revelação do violão de sete cordas. No domingo, Clary Costa, uma das fundadoras do lendário grupo musical Os Fronteiriços, se apresenta na casa de eventos Juca Porto, com o irmão Pedro Neves e o cantor Ricardo Pacheco.

No espetáculo de sábado, Yamandu e Gabriel tocam com  Lucio Yanel, considerado a principal referência musical de ambos. Os três se reúnem pela primeira vez justamente na cidade e no palco onde iniciou a história da família Costa. Foi  durante um programa de rádio, comandado por Nelson Petry, no Lalau Miranda, que os pais de Yamandu, Clary e Algacir Costa se conheceram. Meses depois, já estavam casados e percorrendo o Brasil com os Fronteiriços.

Mais tarde, os caminhos de Yanel e Algacir também se cruzariam em Passo Fundo. Para fugir da crise provocada pela Guerra das Malvinas, em 1982, ele decide mudar-se para São Paulo. Como passaria pelo Rio Grade do Sul, antes de partir recebeu a incumbência de amigos para deixar uma encomenda em Passo Fundo.  Uma caixa com discos e partituras destinada a Algacir. Na gélida noite de 14 de julho de 1982, Yanel bate à porta da família  Costa e nunca mais deixa o Rio Grande do Sul.

 “Minha história começa por esta cidade. Me receberam de braços abertos. Foi minha porta de entrada no Brasil, onde estou há 33 anos” conta. Sobre a influência de seu estilo na formação de Yamandu e Gabriel Selvage, ele agradece por ter sido fonte de inspiração e retribuiu. “ Fico feliz por este reconhecimento. São dois virtuoses do violão. O Yamandu já é  consagrado no mundo todo. O Gabriel segue a mesma trilha. Nesta caminhada eles vão incorporando novos conhecimentos e estilos, isso faz parte do crescimento musical e pessoal” observa.

Como reconhecimento à obra do argentino, o violonista Gabriel Selvage está concluindo o projeto Yanel - Flor Y Truco. Um DVD com 14  composições do músico que deverá estar disponível ao público no final de outubro. “ Eu sempre quis que o meu primeiro trabalho fosse uma releitura da obra dele por ser a minha maior verdade. A vertente de onde eu venho. E não só eu como todos os violinistas que crescem dentro da música latino americana principalmente. É como dizer que os violonistas brasileiros não beberam na fonte do Baden Powell” afirma Selvage, que também revela a admiração por Yamandu. “É meu mentor musical e espiritual. O músico que escuto diariamente para ter inspiração para tocar”.

Além dos três violonistas, o encontro Guitarras Campeiras terá a participação da cantora Alana Moraes e Diego Max, filho de Yanel. O show começa às 20horas.

Gostou? Compartilhe