Quando, aos 8 ou 9 anos, você sonharia sair da sua cidade natal, atravessar o país e conhecer um casal de gatos, um palhaço e uma linda menina? Para Maria Helena Nogueira da Silva Alves e foram Davi Francisco Teixeira Silva o universo mágico que ganha as telas do Canal Futura em todo o país, através do Programa Mundo da Leitura, produzido pela UPF TV, se tornou realidade: ela, do Ceará, e ele, da Bahia, participaram do concurso cultural “Viagem ao Mundo da Leitura” e através de um desenho foram selecionados para acompanhar um dia de gravações do programa que, em 2015, completa uma década de vida.
Um pouco tímidos, a dupla tinha olhos e ouvidos atentos: percorrendo toda a estrutura do programa, os olhares acompanhavam as cores das maquiagens e dos bonecos que, pouco a pouco, ganhavam vida; os ouvidos atentos, escutavam cada detalhe do processo que leva o programa ao ar. O concurso que trouxe Davi, Maria Helena e suas famílias a Passo Fundo foi uma das ações promovidas em comemoração aos 10 anos que o Mundo da Leitura está completando no Canal Futura e contou com a participação de muitos telespectadores, que enviaram seus desenhos, fazendo uma homenagem ao aniversário. Além das gravações, os selecionados participaram de um Café de Chaleira na Associação dos Funcionários da UPF, onde puderam conhecer as tradições e a cultura gaúcha.
Do nordeste para o sul
De Morada Nova, no Ceará, cidade que fica 170 km distante da capital Fortaleza, a família de Maria Helena se mobilizou para acompanhar a menina durante a visita. Além dos pais, Maria e Benedito Alves, a irmã Maria Heloisa, de 13 anos, participou das atividades. De Livramento de Nossa Senhora, na Bahia, cidade 700 km distante da capital Salvador, Davi viajou acompanhado da mãe, a economista Fernanda Benício. E é nos traços e nas cores que Davi sabe melhor se expressar. O menino tímido que quer ser desenhista observou cada detalhe da experiência e, diante das câmeras, vivenciou um dia diferente em um mundo que antes só conhecia através da televisão.
Um mundo que nasce por trás das câmeras
Em duas temporadas por ano, o Mundo da Leitura nasce de um trabalho que reúne a UPF TV, o Centro de Referência e Multimeios Mundo da Leitura, a produtora Film Journée e uma equipe multidisciplinar que pensa e produz cada novo programa. Para que os 24-26 minutos estejam finalizados e prontos para ir ao ar, muitos outros minutos são dedicados a cada cena: “Primeiramente os profissionais, tanto do Mundo da Leitura, quanto da UPF TV e também da Film Journée se reúnem, elaboram as pautas do programa e a partir dessas pautas, iniciamos as gravações de quadros de independem do roteiro, já que o roteiro é elaborado pelo professor Paulo Becker”, explica o diretor Carlos Teston. “A UPF TV é quem faz a maior diretriz da produção e disponibiliza a estrutura para a gravação. O Mundo da Leitura colabora com algumas locações, com conteúdo. A Film Journée faz a direção e a direção de fotografia. O Canal Futura entra como parceiro, também. O trabalho todo é unido para que um programa seja fechado. São caminhos que se entrelaçam em um trabalho em conjunto”, explica.
Ele acrescenta que, em média, cada episódio necessita de uma semana de gravações e de duas semanas da edição. “O programa tem vários quadros que vão se complementando. Alinhamos as pautas e fazemos com que o programa tenha uma unidade como obra e que esses programas sejam variados e capazes de levar vários assuntos ao público. Depois que recebemos o roteiro, fazemos uma decupagem para encontrar os materiais que vão em cena e ver quais os personagens que fazem parte das cenas. A partir disso colocamos os quadros em um cronograma e gravamos tanto no estúdio da UPF TV quanto no próprio Mundo da Leitura”, explica. “É uma equipe muito grande que tenta levar qualidade e conteúdo, que é o mais importante, para o público que atendemos. O Mundo da Leitura é um projeto que incentiva a leitura e que colabora com a educação das crianças e que só soma na programação da UPF TV”, ressalta.
O carinho que vem de casa
E o incentivo à leitura acontece de diferentes maneiras, mas, especialmente, a partir da interação entre os personagens que estão envolvidos em um conteúdo direcionado. “É muito bacana ver que o programa é assistido não só aqui, mas no Brasil todo. Estamos levando um programa de qualidade para o Brasil inteiro e é muito bom ter esse retorno de crianças querendo participar”, comenta Teston que coloca, também, que a reação dessas crianças é o combustível que os faz mergulhar em um longo processo de gravação e edição. “Recebemos muitos e-mails e muitas cartas de crianças do Brasil inteiro. E para gente, o que importa é a qualidade técnica e a qualidade do conteúdo que está sendo exibido. Esse feedback é motivador e nos faz buscar novos desafios”.
E é de novos desafios que o programa se construiu ao longo de dez anos. Novos personagens, novas interações e novas histórias: Mundo da Leitura evoluiu, ao longo dos dez anos, e apresenta, a cada novo programa, uma nova forma de educar as crianças. “É muito marcante chegar aos 10 anos e perceber que essa história acontece há tanto tempo. Além de ser o nosso trabalho, é algo que gostamos de fazer. Todos os dias são marcantes”, completa o diretor.
Nathália Brasil, que iniciou no Programa Mundo da Leitura como estagiária, há 9 anos, concorda e acredita que a essência do programa é o que garante o seu sucesso. “Depois do estágio, comecei a manipular o boneco da personagem Alice, que é a filha do Galileu e da Borralheira e, mais tarde, há dois anos e meio assumi a personagem da Nati. É muito bacana, porque acompanhamos cada parte do programa. É muito bom saber que tem um produto de qualidade que vai pro Brasil todo e que influencia uma geração de crianças que pode estar lendo mais justamente porque tem acesso a um programa assim”, ressalta. Ela acrescenta, também, que por estar tão próxima do programa, cada novo acontecimento é especial. “Por acompanhar cada passo do programa, temos um carinho especial. Chegar aos 10 anos, é muito difícil para qualquer programa. E o Mundo da Leitura mantém sua qualidade, mantém o conteúdo. E saber que o programa tem um grande alcance hoje é muito bacana”, encerra.
Mundo da Leitura
O Mundo da Leitura é um programa infantil exibido semanalmente que incentiva o gosto pela leitura e a formação de novos leitores. Tem como apresentadores Nathália Brasil, Mil Faces e outros personagens. Veiculado também pelo Canal Futura, recebe cartas de fãs de todo o Brasil e é campeão de correspondências naquela emissora. O programa é exibido nas segundas-feiras, às 20h; terças e quintas-feiras, às 20h30min; e sextas-feiras, às 22h. “A UPFTV produz seis programas de televisão, entre eles o Mundo da Leitura que vai ao ar para todo o Brasil, pelo Canal Futura. Um pesquisa, encomendada pelo Canal Futura e feita pelo Data Folha, constatou que um episódio do programa é assistido por mais de cinco milhões de brasileiros. É muito importante perceber que uma produção aqui do interior do estado tem esse alcance”, ressalta Taís Rizzotto, supervisora da UPF TV.