Com dois espetáculos em exibição em Passo Fundo e na região, o Grupo Ritornelo está com a agenda lotada e leva, nesta quinta-feira (1) a história de dois palhaços em busca de um lar para Cruz Alta, durante a XII Fenatrigo e leva, também, na sexta-feira (2) a história de um trenzinho e sua mãe para a Escola da Paz, em Santa Rosa. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.
Canela e Eustáquio em busca de um lar
Canela e Eustáquio, dois palhaços, decidem buscar uma nova terra. Caminhando e tombando e tornando a tombar a decisão é, agora, fundar um novo país. Através do olhar ingênuo e transgressor do palhaço procuram uma nova realidade onde a alegria, a brincadeira e a felicidade são elementos fundamentais na construção do novo território que passam a chamar de lar. A busca de dois palhaços por uma nova morada é o enredo do espetáculo do grupo passo-fundense Ritornelo de Teatro, “Faixa de Graça”, que será apresentado, através da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura, no dia 1 de outubro, na Fenatrigo, às 16h.
O espetáculo, feito para ser apresentado na rua, é resultado de uma parceria entre o Ritornelo e o Off-Sina de Circo Teatro de Rua, do Rio de Janeiro. Juntos, os grupos mesclaram suas características e a peça aborda, através da linguagem do palhaço brasileiro, questões de cidadania e brasilidade. “A escolha pelos palhaços surgiu do desejo do Grupo Ritornelo: É um desejo que temos há muito tempo - não só a coisa do palhaço em si, do tipo de comicidade, pois já trabalhamos a linguagem em alguma medida em outros espetáculos - mas em especial esta forma do palhaço brasileiro, dele na rua, numa relação próxima as pessoas, de chão mesmo”, comenta Guto Pasini, responsável pela interpretação de um dos palhaços em cena.
Zé Vagão da Roda Fina e sua Mãe Leopoldina
Junto com a chegada de um novo filho, chegam, também, as preocupações. Conforme ele cresce, as preocupações parecem escolher crescer junto. Como provar que o caminho escolhido pelos pais é o melhor para o filho trilhar? Como entender que esse filha necessita de um novo trilho para percorrer? Como aceitar que os pais têm, sim, razão? Como conciliar pensamentos daqueles que cuidam com os daqueles que são cuidados? Assim, entre escolhas, questionamentos e caminhos, se desenvolve o espetáculo do Grupo Ritornelo: Zé Vagão da Roda Fina e sua Mãe Leopoldina será apresentado em Santa Rosa, na Escola da Paz, nesta sexta-feira, em duas sessões – às 13h15 e às 15h30.
No palco, a história de uma família de locomotivas. Em cena, três personagens se desenvolvem e apresentam um roteiro. De um lado, uma mãe que busca, a todo custo, manter o filho em um caminho correto, em um trilho já conhecido e percorrido por ela. Do outro, um filho em busca de autonomia para trilhar o próprio caminho. “O caminho da história modifica os próprios personagens e torna tudo mais imaginativo”, avalia a diretora Adriane Mottola, da Cia. Stravaganza de Porto Alegre. Para ela, o trabalho do ator é capaz de dar vida a um universo que, antes, só existia no papel. “A relação que os personagens conseguem criar entre si possibilita apresentar um novo mundo que, através do mesmo pensamento ou da discordância e conflito, cria um mundo tão verdadeiro, sincero e emocional que vai chegar direto nas pessoas e nas crianças”, comenta.
Serviço:
Espetáculo teatral Faixa de Graça
Grupo Ritornelo
1 de outubro, 16h
Cruz Alta – Fenatrigo
Espetáculo teatral Zé Vagão da Roda Fina e sua Mãe Leopoldina
Grupo Ritornelo
2 de outubro, às 13h15 e às 15h30
Santa Rosa – Escola de Paz