Sexta-feira, 02 de outubro, foi dia de oficina de reciclagem e pintura na Faculdade de Artes e Comunicação (FAC). A atividade, promovida pelos cursos de Artes Visuais, foi ministrada pela coordenadora das graduações, Mariane Sbeghen, e pelos bolsistas Paidex Amábile Scorteganha e Giovani Cardoso. Essas oficinas fazem parte das ações do projeto de extensão Boas Práticas, Educação e Meio Ambiente Saudável, e foram desenvolvidas para as turmas pré-escolares da Fundação Beneficente Lucas Araújo, uma das entidades parceiras do projeto.
Para incentivar o reaproveitamento, foram utilizadas caixas de medicamentos para produzir o papel reciclado, além de orientações sobre descarte correto desses materiais. Segundo a professora da Fundação, Maristela Santos, essa atividade gera um resultado positivo tanto para os alunos quanto para as suas famílias. “Isso será também um incentivo para as famílias, pois eles irão levar para casa o que aprenderam aqui”, comenta Maristela.
Na oportunidade, as crianças participaram também da oficina de pintura, na qual puderam trabalhar com o papel reciclado pronto. A acadêmica de artes visuais Amábile Scorteganha conta que atividades como essa estimulam a criatividade e reforçam a conscientização sobre reciclagem. “O papel normalmente não fica seco no mesmo dia, então para não deixar eles curiosos, nós realizamos essa oficina paralela, justamente para eles experimentarem o papel já preparado para o uso”, explica.
Abertas à comunidade, as oficinas de reciclagem podem ser agendadas através da página no Facebook Papel Reciclado – Artes Visuais UPF ou pelo e-mail [email protected].