Dando continuidade ao processo de conservação e recuperação de espaços público e locais históricos e culturais do município, a Prefeitura de Passo Fundo deverá realizar a restauração parcial do prédio da Antiga Intendência, onde funcionam o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e o Museu Histórico Regional (MHR). O prefeito Luciano Azevedo autorizou o início da obra nessa segunda-feira (02). “Vamos realizar mais esta obra importante que fará um resgate da nossa história. É um investimento sentimental e uma forma de aproximar as gerações, que poderão desfrutar destes espaços e conhecer as origens da cidade, o surgimento das famílias, a história de Passo Fundo ao longo destes 158 anos”, disse Luciano.
A iniciativa voltada aos museus devolverá à comunidade mais um ambiente que compõe o Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, que conta com a Academia Passo-Fundense de Letras, que já recebeu melhorias, o Teatro Municipal Múcio de Castro, já reformado, e a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, que também recebeu intervenções na sua infraestrutura.
“Conforme a responsável pela revitalização, a arquiteta da Secretaria de Planejamento (SEPLAN) Marielen Colpani, entre os serviços que deverão ser realizados no prédio de 400 metros quadrados dos museus estão: a restauração das fachadas com recuperação de argamassas, infiltrações e esquadrias, correções no telhado, limpeza, pintura, iluminação externa e nova marquise. A previsão de conclusão da obra de revitalização é de aproximadamente 90 dias.
“Esta revitalização, somada à restauração do Teatro Municipal e as melhorias da Academia Passo-Fundense de Letras e da Biblioteca, engrandecerá o nosso conjunto histórico e mais belo da cidade”, frisou Marielen.
História
O prédio do MAVRS e do MHR está localizado na Avenida Brasil, antiga Rua do Comércio, e tombado pelo Poder Público em 1990. Sua construção foi feita entre 1909 e 1911, sendo inaugurada em julho de 1911, durante a administração do Cel. Gervásio Lucas Annes. Até 1930, o espaço serviu de sede da Intendência Municipal, que, posteriormente, mudou a nomenclatura para Executivo Municipal.