Um passo firme e certeiro

A 29ª edição da Feira do Livro chega aos últimos dias com uma boa avaliação do público e da organização e mais de 10 mil obras vendidas até essa sexta-feira

Por
· 3 min de leitura
Foi registrado um aumento no número de vendas de livros infantis e juvenisFoi registrado um aumento no número de vendas de livros infantis e juvenis
Foi registrado um aumento no número de vendas de livros infantis e juvenis
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A edição de 2015 da Feira do Livro de Passo Fundo está chegando ao fim. O evento, que teve sua primeira realização fora da Praça Marechal Floriano Peixoto, recebeu uma avaliação positiva não somente da organização, mas do público em geral. De acordo com a presidente da Associação dos Livreiros de Passo Fundo, Laura Santana Lunardi, o espaço novo proporcionou mais conforto e segurança. “A nossa avaliação, não só minha, mas de toda a equipe, foi de que a gente deu um passo bem firme e certeiro de vir aqui para esse espaço fechado. A feira mudou para um lugar diferente, mas os moldes continuaram os mesmos: vários autores, a presença do público, das crianças”. O ambiente mais limpo, o espaço de estacionamento e os banheiros também foram elementos que contribuíram para dar mais comodidade aos visitantes e livreiros. “A gente percebeu que essa mudança agradou as pessoas, porque aqui elas têm mais conforto, já imaginou com essa semana de chuva se a gente estivesse na praça? Nós não teríamos todo esse público. Lá nós tínhamos que improvisar tudo. Então a nossa avaliação é bem positiva”, diz Laura.  

Público
Além das escolas, a movimentação de famílias e visitantes de outros municípios da região contribuiu para um público maior em relação aos outros anos. “O que percebemos é que no turno da manhã recebemos a visita de muitas escolas, famílias e pessoas de fora. Inclusive hoje (06) de manhã estava lotado de estudantes assistindo às apresentações e pessoas comprando e passeando nos estandes. Já no horário do meio-dia dá um intervalo, mas das 14h30min até às 22h lota”. Conforme Laura, o fluxo é grande e constante, o que não acontecia anteriormente. “Nos outros anos nós ficávamos, às vezes, horas com meia dúzia de pessoas nos estandes”, explica.

Vendas
No balanço realizado na sexta-feira (06), na parte da manhã, já tinham sido comercializados mais de 10 mil obras. “Um bom número. Mas a expectativa é que nesses últimos dias de feira essa quantidade dobre”. Os livros mais vendidos foram de autores da região. O título “O maniqueísmo em nossas vidas” do patrono da feira, Jorge Alberto Salton, foi um dos primeiros a esgotar. “Também foram vendidos muitos livros do Fabrício Carpinejar e do Frederico Elboni. Os trabalhos dos autores da região estão esgotando, vários escritores daqui estão vendendo muito seus livros nas sessões de autógrafo. Isso que é interessante”, afirma Laura.

Descontos
No final de semana permanecem os 10% de desconto, valor decidido anteriormente pela Associação dos Livreiros. Mas continuam as promoções em todos os estandes. “Eu, por exemplo, todos os dias troco de promoção, sempre tenho novidades. Quem adora promoção pode vir até a feira porque vai encontrar”. Segundo Laura, há uma maior procura pelos livros infantis e juvenis. “Isso é interessante e sinal de que o nosso público leitor está sempre crescendo, não fica só nos clássicos ou nos adultos, os pequeninos também estão procurando”.

Programação

Sábado (07/11)

09:00 Bando e Bandinho de Letras (UPF)

10:00 Bate-papo - Raphael Montes – Livros: Dias perfeitos, Suicidas e O vilarejo

11:00 Colégio Salvatoriano Bom Conselho - Dança e violão

14:00 Apresentação artística - Grupo de danças (UPF) e Grupo Pupilas da Aldeia Creati

14:30 Escola Notre Dame Menino Jesus - Grupo de danças modernas 

15:30 Bate-papo - Raphael Montes – Livros: Dias perfeitos, Suicidas e O vilarejo

16:00 Grupo de Danças Folclóricas (UPF)

16:30 Bate-papo – Marcos Piangers – Livro: O papai é pop

17:00 Painel – Ficção que se produz em Passo Fundo: situação e perspectiva – Academia Passo-Fundense de Letras

18:00 Apresentação artística - Imigração italiana: história, memória e cultura - Coordenação: Dilse Ticcin Corteze

19:30 Bate-papo - Carlos Maltz - Livro: O último rei do rock

20:30 Grupo Núcleo Rindo à Toa - Espetáculo teatral: O homem que acreditava (SESC) – Classificação: 14 anos

 

Sessões de Autógrafos

17:00 - Marcos Piangers – Livro: O papai é pop

16:30 - Raphael Montes – Livros: Dias perfeitos, Suicidas e O vilarejo

20:30 - Carlos Maltz - Livro: O último rei do rock

Domingo (08/11)

14:00 Cia. Podium Dance – Karen Schimidt

14:30 Clube da Dança – Grupo de dança

15:00 Baillar Centro de Danças – Grupo de dança

15:15 Grupo de danças Work Dance – Kelen Wink

15:30 Grupo Timbre de Galo – Espetáculo teatral infantil: Um lugar de fantasia, Timbre conta poesia (SESC)

16:30 Sarau musical – Musiclass

17:30 Show de encerramento – Star Beatles (Ingresso: 1kg de alimento não perecível) 

Gostou? Compartilhe