14 anos em cena

Metamorphosys Cia Teatral comemora quatorze anos de atividades e apresenta ao público a peça A Vida Sexual dos Super Heróis neste final de semana no Teatro Múcio de Castro

Por
· 3 min de leitura
Estreia deEstreia de
Estreia de
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

14 de novembro de 2001. No palco do Teatro Múcio de Castro acontecia o 2º Festival De Teatro de Passo Fundo. No palco, a comédia Ah se a minha cama falasse... era apresentada como a vencedora do evento. O resultado? O surgimento da mais antiga companhia teatral em atividade até hoje.  A Metamorphosys Cia Teatral comemora, neste sábado, 14 anos de atividades que vão da comédia às montagens religiosas. A comemoração não poderia ser diferente: a Cia volta para o palco do lugar onde tudo começou e apresenta sua última montagem, A Vida Sexual dos Seuper Heróis, espetáculo que comemorou os 12 anos da Cia e está em cartaz desde então.

Sobre a fundação
“Os fundadores foram eu, Cesar Scortegagna, vindo da Cia de Espetáculos da UPF, Cristian Cardoso, da Cia Elektra do diretor Miquéias Aguiar, mais o Emiliano Ruschel, que hoje está em Los Angeles, tendo recentemente gravado o filme "Maverick" aqui em Passo Fundo. Nossa estréia foi em 14/11/2001, no Segundo Festival de Teatro de Passo Fundo, onde a nossa peça "Ah se minha cama falasse..." ganhou os prêmios de melhor atriz (Michele), melhor ator (Cristian Cardoso),melhor diretor (Cesar Scortegagna) e melhor peça. O Festival foi realizado no Teatro Múcio de Castro, justamente onde retornaremos neste final de semana. E, passados 14 anos, vimos proliferarem os grupos de teatro na cidade, com uma diversificação de estilos, o que é ótimo para a cidade e principalmente para o público.”

De Paixão de Cristo à A Vida Sexual dos Super Heróis
“O nome da companhia representa o que buscamos: um metamorfose constante. Mas não vejo como escolhas planejadas do tipo: se já fizemos isso, agora temos que fazer aquilo. Na verdade tentamos ser autorais, escrevendo e encenando nossos próprios roteiros. Começamos pela comédia (Ah se minha cama falasse...) pois era o que o texto pedia e obtivemos excelente resposta do público. Daí, veio a oportunidade de fazer a Paixão de Cristo na Catedral de Passo Fundo e o projeto foi crescendo a cada ano, reunindo milhares de pessoas para assistir. Para o Natal, utilizando a mesma estética, montamos nosso auto "A vinda do Messias". Nesse meio tempo, surgiu a ideia de montarmos uma peça séria e o nome Nelson Rodrigues nos era muito caro. Então, nossa primeira montagem de Nelson Rodrigues foi justamente seu primeiro texto: A Mulher Sem Pecado. Fizemos ainda trabalhos em audiovisual, com curta metragens escritos e dirigidos pelo Cristian Cardoso. E agora, depois de diversas apresentações para a comunidade e esquetes, retornamos aos palcos com A Vida Sexual dos Super Heróis, que já está em seu terceiro ano em cartaz, mas sempre se renovando.”

Identidade
“A identidade da Metamorphosys é justamente se reinventar.  Tal qual a música do Raul Seixas, é sempre tentar trazer algo diferente ao público.  A peça A Vida Sexual Dos Super Heróis é o fecho de um ciclo que iniciou há 14 anos com nossa primeira comédia. Podemos dizer que gostamos de mergulhar na cultura pop.  Em 2001, a base do roteiro eram os filmes que passavam na sessão da tarde.  Hoje, os super heróis são os mitos gregos modernos e dominam a imaginação.  A peça é uma paródia de heróis como Batman, Superman e The Flash, rindo de suas fraquezas, ao transpor seus excessos para o mundo real.

O espetáculo
Flash, Superman e Batman são acompanhados de Robin, Coringa, Dra. Carla Fróid, Mulher Maravilha e Mulher Gato. Em cena, eles contam histórias do cotidiano e da rotina de herói/vilão. O diferencial da peça é que o grupo conseguiu falar de um tema que não é novo de uma forma envolvente e criativa sem tentar copiar alguma história, mas na busca por uma nova face de cada herói que é apresentada em três esquetes: Lua de Mel em Kripton, A vida é um Flash e, Dinâmica Dupla. E, lendo tudo isso, você pode até achar que sabe do que se trata, mas não: o espetáculo foge do clichê e do humor barato. Com citações escondidas de gibis, piadas de cotidiano e, ainda, uma espécie de psicanálise ao abordar os relacionamentos, você ri do herói, ri da sua situação e ri de si mesmo. 

Apresentação comemorativa
Neste final de semana, 14 e 15 de novembro, às 20h30,a Metamorphosys Cia Teatral sobe ao palco do Teatro Municipal Múcio de Castro para apresentar a peça A Vida Sexual dos Super Heróis. Classificação indicativa: 14 anos. Ingressos com a Cia.

Gostou? Compartilhe