Teatro é, por excelência, uma extensão da própria vida que ganha espaço, voz e corpo no palco. Quando, por trás das cortinas, estão crianças e jovens que buscam, na arte, a expressão do próprio pensamento, a vida ganha cor. A 5ª Mostra de Teatro é Fazer, promovida pela Dia Indústria da Arte, é, então, como um papel em branco pronto a ser colorido pelas interpretações dos 100 alunos da Escola de Atores que participam da quinta edição do maior festival de teatro amador do norte gaúcho. De 16 a 21 de novembro no Teatro do Sesc, o público poderá conferir cinco espetáculos diferentes, participar de uma oficina de teatro e, ainda, fazer uma boa ação: o ingresso é 1kg de alimento não perecível que será doado para o Projeto Mesa Brasil do Sesc ou 1kg de ração para cão ou gato que será doado para o Projeto Bicho Não Vota da Escola de Atores.
No palco da Mostra, a transformação acontece: jovens, dedicados à interpretação, ganham espaço e voz num palco que parece pertencer a eles. Antes espectadores, tornam-se atores diante de um público que espera não apenas uma peça bem construída, mas atores que, em cada gesto, concretizam o amor pela arte. Organizada pelos próprios alunos, através de aulas de produção teatral, a Mostra de Teatro É Fazer é a oportunidade de apresentar à comunidade o resultado de um trabalho que é feito durante o ano todo. “Teatro se aprende fazendo. Os alunos da Escola de Atores tem aulas práticas e teóricas das mais diferentes áres do teatro, arte e cultura. Mas, o ponto alto do ano é a mostra que é quando eles podem sentir na prática o resultado de um ano de trabalho em sala e montagem de espetáculos; que é o momento de ver a cortina se abrir e para muitos a primeira vez de sentir uma energia de uma platéia , o friozinho na barriga, respirar fundo e dar o seu melhor.”, comenta Iussen Seelig, arte-educador e um dos fundadores da Dia.
Em 2015, na sua quinta edição, a Mostra já se comprova como uma iniciativa de sucesso na busca por mostrar ao público o novo rosto do teatro passo-fundense. “E é a primeira vez que não vamos levar todos os espetáculos dos alunos para mostra, devido a quantidade de bons trabalhos. Então selecionamos 5 para mostrar um pouco da arte criada em 2015 na Escola de Atores e em Passo Fundo”, conceitua. A expectativa é que, nos cinco espetáculos apresentados e na oficina ministrada, o público chegue a mais de duas mil pessoas. E nada, por aqui, é igual ou imutável.Tudo se transforma: os atores são desafiados a se tornarem produtores e a ir de volta ao palco ou, ainda, a passearem entre os diferentes gêneros apresentados durante a mostra. Vale a dedicação e o amor empregados em cada nova cena.
Todo ano, a Dia homenageia alguém com o nome do troféu que premiará a melhor apresentação – nessa edição, será entregue aos alunos o Troféu Sônia M. Jacobs Andreetta de Teatro Amador. “Esta é uma oportunidade única de agradecer públicamente algumas pessoas que nos ajudaram, incentivaram e principalemente nos permitiram levar a nossa arte adiante. Uma das características dessa homenagem é agraciar a pessoa ainda em vida. Lembrando ele de quanto ele é amado e importante para nós. Mas, na 5ª Mostra vamos fazer uma homenagem póstuma a dona Sônia M. Jacobs Andreetta, que nos deixou muito recentemente. Ela é matriarca da família Jacobs Andreeta, que fazem parte da família DIA indústria da arte. Sua filha Cláudia e sua neta Pietra são pessoas que temos muito carinho e que tem muito carinho pela arte feita em Passo Fundo. E ao invés de homenagearmos elas resolvemos agradecer a pessoa que as fez elas se apaixonarem pela arte. E como diz o Felipe Lemos, ‘se algum dia alguém me quiser fazer um bem, que faça pra minha mãe que é meu bem maior’”, conclui.
A plateia, então, está convidada a participar da 5ª Mostra de Teatro é Fazer: de 16 a 21 de novembro, às 20h, o Teatro do Sesc recebe sempre um novo espetáculo – no dia 18, quarta-feira, acontece a oficina de teatro ministrada por Iussen Seelig e Felipe Lemos. O ingresso, que pode ser retirado na Escola de Atores ou com os alunos, é 1kg de alimento não perecível que será doado para o Projeto Mesa Brasil do Sesc ou 1kg de ração para cão ou gato que será doado para o Projeto Bicho Não Vota da Escola de Atores.