Da união do talento musical de Augusto Dossa e Jonathas Ferreira surgiu, em Passo Fundo, uma nova proposta para a música: juntos, Augusto e Jonathas formam o Duo Dasdez que foca seu trabalho na apresentação de releituras de grandes obras de Alegre Correa, Chico Buarque e outros nomes que fazem parte da formação musical dos dois em versão apenas instrumental. Na quarta-feira, 9, Duo se apresenta no O Sítio Café & Cia, na Morom, a partir das 19h. Mesas podem ser reservadas, já que os lugares são limitados.
Do trio, um novo duo
A proposta de Jonathas e Augusto nasceu a partir da proximidade dos dois músicos. “Conheço o Augusto desde criança. Éramos vizinhos de rua e nosso interesse musical despontou na mesma época”, inicia Jonathas. “Quando eu fazia parte da direção da Musiclass, convidei o Augusto para integrar o time de professores, assumindo os instrumentos de cordas. A proximidade de estarmos trabalhando com música no mesmo local, nos motivou a montarmos um projeto que fosse dedicado à música brasileira”, complementa. O Duo Dasdez surgiu a partir de um outro projeto que já existia: “O nosso Duo veio como fruto de outro projeto que tínhamos em Trio (Trio Vintecordas) com o Matheus Pasquali ao contrabaixo, e nossa proposta sempre foi fazer releituras de clássicos da música brasileira em versão instrumental para instrumentos de cordas”, lembra.
Escolhendo as obras
Com o Duo formado o desafio era, então, escolher as obras que seriam apresentadas no palco. “A ideia foi de selecionar composições que fizeram história na música popular brasileira e também, outras que fazem parte da nossa formação musical”, explica. No repertório, obras de Baden Powell, Chico Buarque, Ernesto Nazareth, Alegre Correa, Jacob do Bandolim. “Além desses, também fizemos arranjos de composições nossas, todas em versão instrumental”, continua.
Unindo instrumentos
Depois de proposta firmada e obras escolhidas, o trabalho se voltou para a prática: como unir o violão de 7 cordas e o bandolim? “A fusão veio da proposta inicial de sempre estarmos trabalhando com instrumentos de cordas. Na época do Trio Vintecordas, a formação era violão, contrabaixo e bandolim. Com a formação do Duo, se fez necessário sonoridades mais graves para preencher os arranjos, fazendo com que eu migrasse pro violão de 7 cordas. Em nossos arranjos, também contamos com o violoncelo, no qual fizemos diversas apresentações no ano passado pelo projeto Música na Praça” adianta.
Na próxima quarta-feira, apoiado por Voltaire Dandreaux Silva, Nestor Pastelaria, CI Intercâmbio e Viagem, Musiclass, O Sítio Café & Cia e Jornal O Nacional, o Duo Dasdez apresenta ao público um mergulho na música. “O que o público pode esperar? (Do show) Música brasileira de qualidade, alto astral e um café colonial de primeiríssima”, encerra Jonathas.