Tradicionalismo em pauta

Natalício Cavalheiro & Marcelo Fener apresentam, nesta terça-feira, no Teatro do Sesc o show musical Do Sul do Mundo com a participação de Luiz Marenco

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A busca pelo resgate histórico do folclore do sul do Brasil e do continente latino americano motivou Natalício Cavalheiro e Marcelo Fener a se unirem em busca de uma proposta diferenciada dentro da música nativista. O resultado é uma dupla – que na verdade surgiu de um grupo, o Quatrilho – que busca, através da canção e composição, apresentar um pedaço do Estado a quem não conhece. Natalício e Marcelo sobem ao palco do Teatro do Sesc nesta terça-feira, 8, e, com a participação de Luiz Marenco, levantam a bandeira pampeana e colocam a cultura gaúcha em pauta no Teatro. Show acontece às 20h30 e os ingressos estão sendo vendidos na Point Horse ou pelos telefones 91028798 e 99306261.

O nascimento da dupla
Para Natalício e Marcelo, a dupla sempre foi um sonho antigo. “A proposta é abrir outra frente no nosso trabalho de resgate do folclore do sul do nosso continente, já realizado pelo grupo Quatrilho. A dupla é um sonho antigo que aos poucos vai tomando forma com o abraço de todos os amigos. Valorizar nossas raízes, nossa gente, nossos costumes e nossos autores através de um trabalho feito de coração pra coração resume um pouco do nosso objetivo”, explicam.

Tomando forma
Ainda, a busca dos dois envolve não apenas a música nativista, mas uma cultura ainda mais abrangente. “Nossa bandeira é a música pampeana. Nosso repertório não é apenas nativista. Engloba tudo aquilo que é parte inegável da cultura sulina. Milongas, Chamamés, Zambas, Chacareras, Huaynos, Chamarras e tantos outros ritmos que formam esse vasto cenário musical do Sul que é retratado no nosso trabalho”, comentam. O show , através da música, busca colocar tudo isso em prática e, também, resgatar toda a cultura relacionada ao gaúcho. “O show faz uma viagem sem fronteiras geográficas pelo pampa. Traz um conteúdo histórico para o espectador, além de momentos de descontração e de reflexão acerca da música feita e cultuada no sul do mundo”, definem.

Do Sul do Mundo
O show, nomeado Do Sul do Mundo é a união de todo o trabalho realizado pela dupla e apresentado no palco. O nome resume um sentimento. “Antes de mais nada, do Sul do mundo é uma expressão que usamos bastante. Costumamos dizer por exemplo: ‘Este é o melhor churrasco do Sul do mundo! ’”, brincam. “E claro, resume em uma expressão este resgate folclórico de que falávamos. Não podemos dizer que nossa música regional é só do Rio Grande. Nossos ritmos são Riograndenses, Uruguayos, Paraguayos, Argentinos e por aí vai. A música regional do sul vêm sendo construída há muito tempo. Como sabemos, nossos limites geográficos nem sempre foram estes e essa identidade cultural desconhece as fronteiras que alguns movimentos tentam demarcar. Cantamos nossa história e nossa gente de um jeito simples e sincero”, contam.

E é justamente na inspiração da dupla que surge a parceria com Luiz Marenco. “A idéia da parceria surgiu lá em Santa Maria. Estivemos tocando em um lugar com a presença dele. Então conversamos e surgiu a idéia. Também porque ao se falar do tema do show, dificilmente se encontre uma figura que represente tão bem o nosso Sul do que o mestre Luiz Marenco”, concluem. A dupla estará acompanhada dos músicos Evandro Lazzarotto, Ghadyego Carraro, Gustavo Thomazi, Sabrina Antunes, Kayke Mello e William Andrade. Ainda, participações de Nórton Zimmermann, Henrique Tramontini, Pedro Lemos e Jeferson Monteiro.

Do Sul do Mundo
Natalício Cavalheiro & Marcelo Fener
8 de dezembro, 20h30
Teatro do Sesc
Ingressos na Point Horse ou pelos telefones 91028798 e 99306261.

Gostou? Compartilhe