Um gaúcho contador de piadas, um poeta carregado de emoção e um escritor mergulhado na realidade. Assim, como se fosse um camaleão, o Núcleo Rindo à Toa completa cinco anos: passeando entre a comédia e o drama, optando por adaptações para o público infantil, inovando em projetos intimistas. De O Diário de um Bonitão a O Bruxo uma trajetória se construiu, se intensificou e se consolidou. Parte da história da cidade, o Núcleo comemora os cinco anos do jeito que mais gosta: perto dos palcos. Desde a quarta-feira, o grupo apresenta espetáculos diários no Teatro do Sesc e encerra o final de semana com três diferentes peças. Em uma entrevista exclusiva, o grupo fala mais sobre o trabalho que orienta a vida de cada um desde 2010.
Segundo Caderno: O que os cinco anos do grupo representam para vocês?
Núcleo Rindo à Toa: Os 5 anos, representam amadurecimento, consolidação de uma caminhada em busca do prazer em fazer arte, sempre com diversão e muita seriedade no que fizemos. Quando escolhemos tomar o rumo da arte para nossas vidas abrimos mão de muitas coisas, tempo com nossas famílias e queridos, dias e mais dias longe de casa e pegando infindáveis estradas fazendo chuva ou sol, enfim muitos anos de batalhas e lutas.
Segundo Caderno: E como tudo começou?
Núcleo Rindo à Toa: Começou com a vontade de fazer algo pra nos divertirmos... lá em 2010, resolvemos montar o espetáculo Rindo à Toa, um espetáculo simples que inclusive deu origem ao nome do Núcleo.
Segundo Caderno: Qual a avaliação da primeira apresentação do grupo em comparação com hoje? Quais as principais diferenças?
Núcleo Rindo à Toa: Como sempre na nossa arte nada está acabado, sempre tem algo de novo a cada apresentação, amadurecemos muito nesses cinco anos. A principal diferença é a nossa bagagem que hoje está, com certeza, mais recheada.
Segundo Caderno: O que o Núcleo Rindo à Toa representa na arte da cidade?
Núcleo Rindo à Toa: Mais um agente fomentador da arte e cultura, nos preocupamos sempre e manter um ritmo de apresentações pra nossa comunidade. Também levamos o nome de Passo Fundo nas nossas andanças pelo país afora.
Segundo Caderno: E sobre o futuro?
Núcleo Rindo à Toa: Nosso mais novo projeto pro ano que vem será a remontagem da conhecida comédia de sucesso: Diário de um Bonitão!
Confira a programação:
19 de dezembro
As mentiras que os homens contam, 20h30
20 de dezembro
Show de humor com Marcio Meneghell, 20h30
20 de dezembro
O Gigante Egoísta, 16h