O Grupo de Teatro Timbre de Galo foi um dos contemplados no edital #juntospelacultura, da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, na categoria “Apoio à Circulação”, com o projeto Interiorização – Cultura para Todos. O anúncio foi feito no início desta semana. Conforme ressalta o ator e pesquisador do grupo, Edimar Rezende, através desta premiação, diferentes comunidades serão beneficiadas com apresentações gratuitas do Timbre de Galo. “A partir do início de 2016, oito cidades de nosso estado receberão apresentações do espetáculo “Um Lugar de Fantasia, Timbre Conta Poesia”, além de oito oficinas de Iniciação Teatral, nas mesmas localidades. Para nós, é uma grande alegria e satisfação poder levar o nosso trabalho, a arte e a cultura, de forma aberta e gratuita, para tantas comunidades que têm pouco acesso ao teatro”, ressaltou.
Com o projeto Interiorização – Cultura para Todos, o Timbre de Galo passará pelas cidades de Passo Fundo, Ernestina, Mato Castelhano, Soledade, Mormaço, Ibirubá, Selbach e mais um município a ser definido em parceria com a Secretaria de Cultura do RS. “Para este projeto, partimos da concepção que sempre permeou o trabalho do Timbre de Galo. O teatro é uma forma de arte capaz de propor novas visões de mundo, capaz de produzir criticidade e sentido para aqueles que o assistem. Vamos levar a arte do teatro aonde o povo está”, afirma Edimar. “Fomentar a circulação de um espetáculo como "Um Lugar de Fantasia, Timbre Conta Poesia", vem ao encontro do momento atual de todas as gerações que presenciam o advento do uso exagerado e dependente da tecnologia atual, ao passo que o contato humano tem enfraquecido consideravelmente. É importante estar semeando possibilidades de mundos diferentes, de vidas paralelas à realidade que vivemos, hoje em dia”, complementa o ator do grupo, Rodrigo Vilanova.
De acordo com a SEDAC, o edital ?EUR?#juntospelacultura será financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), uma das modalidades do sistema Pró-Cultura RS. Ao todo, foram contemplados 67 projetos, num investimento de R$ 3 milhões. As atividades culturais beneficiarão mais de 135 municípios do Rio Grande do Sul.